Em cerimônia do Dia do Marinheiro, prefeito agradece parceira de instituição

À frente do simbólico pórtico do 6º Distrito Naval, em Ladário, mais um ano o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, participou da solenidade que marcou as comemorações do Dia do Marinheiro. A data é uma das mais importantes da instituição militar e é celebrada a cada 13 de dezembro, data quando se lembra o falecimento do patrono da Marinha, o Almirante  Tamandaré (1807-1897).

 

Em companhia de autoridades civis e militares, Paulo Duarte destacou a sua presença constante não apenas em eventos como o de hoje, mas a excelente relação entre a instituição militar e o Executivo local ao longo de sua gestão à frente da Prefeitura.

 

“É um dia muito importante para o nosso país, mas ainda para nossa região em razão da relação muito forte que existe da nossa população com a Marinha. É também um dia de agradecimento porque nesses quatro anos de mandato, com certeza, os homens e mulheres da Marinha do Brasil foram grandes parceiros da nossa cidade. Fizemos grandes parcerias em benefício da população ribeirinha de forma inédita com um convênio que assegurava embarcação e tripulação dos militares para atender os ribeirinhos. Recentemente, tivemos a maior edição do Pantanal Extremo com a participação ativa das Forças Armadas”, disse Duarte.

 

Durante a solenidade, personalidades militares e civis foram agraciadas com honrarias. Oito nomes compuseram a lista de condecorados com a Medalha Amigo da Marinha, entre eles, empresários, voluntários de projetos sociais e o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General-de-Brigada, João Denison Maia Correia. Doze foram os nomes escolhidos para receber a Medalha Mérito Tamandaré, que faz alusão ao patrono da Marinha. Um deles foi o presidente da FIEMS (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen.

 

“Receber uma comenda dessa magnitude é uma satisfação grande ainda mais no Dia do Marinheiro. O setor empresarial vem com dificuldades, mas isso nos traz oxigênio. Sermos reconhecidos nessa região com a qual temos um compromisso muito grande, é muito satisfatório. Vamos dar seqüência a todos os trabalhos que temos aqui, vamos continuar investindo cada vez mais”, disse Longen

 

A solenidade também foi o momento de premiar os vencedores do concurso estudantil de redação Operação Cisne Branco. Mais de oitenta instituições de ensino público e privadas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participaram da edição deste ano cujos vencedores tanto na categoria Ensino Fundamental como na Ensino Médio foram do Colégio Militar de Campo Grande. Breno Hildebrand dos Santos e Maria Alice Weiler Rodrigues receberam a premiação das mãos do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia e do Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

 

“Almirante Tamandaré foi extremamente importante por sua capacidade militar e social naquela época de firma que é um herói nacional que reverenciamos o seu falecimento todo dia 13 de dezembro. Esse ano, a mensagem do comandante da Marinha foi bem clara ao mostrar, mais uma vez, a importância desse nosso patrono não apenas para a Marinha, mas para o Brasil de uma forma geral. Evidenciou a necessidade de nós, da Marinha, termos condições de modernizar nossa frota naval, temos obrigações com a  sociedade e com o Governo”, destacou Aguiar ao resumir o momento de comemoração sem esquecer das necessidades do avanço da Força Militar.

 

Para encerrar a solenidade, um desfile com os diferentes destacamentos do 6º Distrito Naval percorreu trecho da avenida 14 de Março, saudando a população que se concentrou na via para prestigiar o momento.