Missa lembrará cinco anos de ausência de Heloísa Helena da Costa Urt

A Prefeitura Municipal d Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, convida a população em geral, principalmente às pessoas ligadas ao meio cultural, para a missa que lembra os cinco anos de ausência de Heloísa da Costa Urt. A eterna Helô, como era popularmente conhecida, tornou-se ícone da cultura corumbaense por toda sua trajetória no setor até assumir o cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá.

 

A celebração acontecerá nesta quarta-feira, 23 de novembro, a partir das 19 horas, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, localizado na rua Dom Aquino, entre as ruas Frei Mariano e XV de Novembro, área central da cidade.

 

Helô Urt faleceu no dia 23 de novembro de 2011, aos 61 anos de idade, devido a um infarto. Com sua personalidade forte e autêntica, Helô cultivou muitos amigo e admiradores.

 

Militante histórica do PT (Partido dos Trabalhadores), Helô Urt, era formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. À frente da Fundação de Cultura do Pantanal, ela foi a responsável por trazer de volta os carnavais antigos com a descida dos corsos, blocos das pastorinhas, frevo para a avenida General Rondon.

 

Em 2006, ela idealizou o bloco Sandálias de Frei Mariano, que passou a abrir o carnaval de Corumbá. O que poucos sabem é que a letra da marchinha que espanta a praga do frei lançada à cidade, é de autoria de Heloísa.

 

Em sua gestão também foram criados a Noite da Seresta e o projeto Pôr do Som. Como gestora da cultura local, ela também contribuiu para a organização do Arraial do Banho de São João ao cadastrar as famílias que promovem os festejos na cidade.