Equipe técnica realiza pesquisa e coleta de dados dos serviços sociais

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Corumbá recebe a partir de hoje, 03 de outubro, uma equipe técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social, e de consultores do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que vêm ao Município para realizar uma pesquisa de campo e coletar dados sobre os serviços prestados na região.

 

A visita técnica institucional vai até quarta-feira, 05, e visa levantar competências e atribuições das equipes de referência no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), serviço ofertado às famílias nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), ofertados às famílias com direitos violados, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS.

 

A pesquisa e a coleta de dados serão importantes para a proposição e produção pelo MDSA de mapas de competências, instrumentos de gestão para aprimoramento dos serviços ofertados no Sistema Único de Assistência Social.

 

O município de Corumbá foi selecionado considerando a oferta qualificada dos serviços implantados e em funcionamento, sua especificidade e diversidade territorial, regional e sociocultural.

 

A metodologia consiste em acompanhamento in loco da rotina de trabalho das equipes de referência e realização de entrevistas coletivas com os membros destas equipes e usuários da Assistência Social, os consultores farão a observação do serviço ofertado pelos técnicos na fronteira e zona ribeirinha, região do Jatobazinho e entorno.