Projetos da Junior Achievement vão atender 5 mil alunos na cidade

Cinco mil alunos corumbaenses vão participar dos projetos desenvolvidos pela Junior Achievement, uma Organização não Governamental fundada em 1919 nos Estados Unidos, a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Tem como principal objetivo despertar o espírito empreendedor entre os jovens.

 

Os projetos serão destinados a alunos da Rede Municipal de Ensino, do 4º ao 9º ano, e o processo foi iniciado na manhã desta quarta-feira, 31, com a entrega de kits simbólicos às equipes pedagógicas de cada unidade de ensino.

 

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e cada kit contém livros, revistas e diversos materiais que serão utilizados pelos professores no desenvolvimento dos projetos nos próximos meses, com participação também dos coordenadores pedagógicos.

 

Os projetos da ONG em Corumbá fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Indústria e Comércio, com a ONG Junior Achievement, financiados por empresas locais, como a Agesa e a Pax Cristo Rei, representadas no evento por Fernando Cruz e Jeice Martins.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, lembrou que “ao final dos projetos, todos os alunos e professores receberão um certificado pela participação”. Ela lembrou o início desses projetos na cidade, em 2014, e demonstrou otimismo, principalmente pela participação dos parceiros.

 

Hoje pela manhã, por exemplo, Fernando Cruz, da Agesa, já anunciou que vai dobrar o investimento nos projetos diante do “ótimo resultado alcançado em 2014”. Para o secretário Pedro Paulo Marinho, a participação das empresas é fundamental para o desenvolvimento dos projetos da ONG em Corumbá, e elogiou os dois parceiros presentes ao evento desta manhã.

 

A ONG tem como diretora executiva Lucilene Couto, e Corumbá foi a primeira cidade do interior do Estado, atendida pela organização que implantou a Unidade Pantanal no início de 2014, e que permitiu levar os projetos a 1.142 alunos em seis meses de atividade.

 

A ONG

 

A Junior Achievement está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. É uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

 

As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias.

 

Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável.

 

Portanto, é através de programas educativos aplicados por voluntários corporativos em escolas públicas e privadas e de ações mantidas por pequenas, médias e grandes empresas, que os jovens estudantes brasileiros poderão se beneficiar.