Prefeitura atende região central e bairros da parte alta com “Cata Galho”

Moradores residentes nos bairros Nova Corumbá, Guató, Guarani, além de outros conjuntos residenciais existentes na região sul da cidade, estão sendo atendidos esta semana pelo programa “Cata Galho”, como forma de manter a limpeza das vias urbanas. O trabalho é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com a Fundação de Meio Ambiente.

 

O programa é desenvolvido também na região central da área urbana, entre a rede ferroviária e o Rio Paraguai e, esta semana, os serviços estão concentrados no trecho entre a Rede Ferroviária e a Rua América, da Edu Rocha à Albuquerque.

 

O programa é desenvolvido como forma de manter a limpeza das ruas e calçadas, evitando acúmulo de resíduos que acabam prejudicando o trânsito de veículos e pedestres, além de reduzir entupimento de galerias de águas pluviais, e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

O programa é exclusivo para coleta de material de origem vegetal, como resto de poda doméstica, plantas, gramas e outros tipos, mantendo a limpeza dos passeios públicos da área urbana da cidade. Já o lixo doméstico é coletado pelas equipes que fazem este serviço na cidade. Em relação a entulho, os responsáveis devem fazer uso das conhecidas caçambas.

 

A Prefeitura informa que, para facilitar a realização dos serviços, quem precisar fazer poda de árvores ou mesmo limpeza em seus terrenos, jardins e outros setores, deve colocar todo o material (desde que de origem vegetal) nas calçadas, para que seja recolhido pelas equipes responsáveis, observando o cronograma de cada região.

 

Em caso de poda doméstica, o morador deverá primeiro entrar em contato com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e solicitar autorização. Qualquer intervenção deste tipo, sem anuência dos órgãos ambientais é considerado crime. A Fundação funciona na Rua 13 de Junho, 457, entre a Sete de Setembro e Major Gama. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3907 – 5342 e 3907 – 5385.

 

Cronograma

 

O programa, na parte alta, começa pela região 1 que é integrada pelos  bairros Guató, Nova Corumbá e Guarani, além dos conjuntos existentes na região. A coleta ocorre sempre na primeira semana de cada mês.

 

Na segunda semana a Prefeitura atende o Jardim dos Estados, a Popular Nova e o Nossa Senhora de Fátima. Na terceira semana são beneficiados os moradores dos bairros Aeroporto e Popular Velha, e na quarta, os bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho.

 

Já na parte baixa, os serviços, na primeira semana, atende a parte alta do centro, entre a América e a Rede Ferroviária, da Edu Rocha à Albuquerque. Na segunda semana os bairros Maria Leite e Universitário, inclusive Vila Mamona. Na terceira são beneficiados os moradores da parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, além dos bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria. Já na quarta, a coleta é desenvolvida no Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho.

 

Além desses serviços, a Prefeitura está também com outras frentes, fazendo a limpeza da cidade, com roçada de mato nas calçadas, retirada de lixo, além de pintura de meio fio. Hoje os serviços estão concentrados nos bairros Dom Bosco e Aeroporto/Nossa Senhora de Fátima.