Em Corumbá, alunos são capacitados para a conquista do primeiro emprego

Alunos da rede pública de ensino estão sendo capacitados em Corumbá, como forma de prepara-los visando a conquista do primeiro emprego. A ação está sendo desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, coordenada pela Gerência do Trabalho e Qualificação Profissional.

 

A capacitação faz parte do “Treinão na Escola” e integra o projeto “Treinão Corumbá” que já atende trabalhadores que estão sendo capacitados profissionalmente pelo Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. Todos os capacitados receberão certificados da Escola de Governo de Corumbá, parceira da realização.

 

Esta primeira edição do “Treinão Corumbá” foi iniciada no dia 16 de agosto e tem como objetivo promover e ampliar o acesso dos jovens a informações sobre o mercado de trabalho, levando-os a refletir sobre a importância de se ter uma visão dialética do mundo do trabalho, demonstrando a necessidade de ter iniciativa, capacidade de adaptação e flexibilidade, boa comunicação, criatividade, liderança, ética profissional e independente da área de atuação.

 

A capacitação está a cargo de profissionais que atuam em várias áreas e são responsáveis pelas palestras com foco empreendedorismo, orientação profissional, currículo e entrevista, criatividade e inovação, marketing pessoal e projeto de vida.

 

“O projeto possibilita aos interessados uma segurança ao se deparar com uma entrevista de emprego, seja na elaboração de um curriculum dentro dos moldes exigidos pelo mercado e, principalmente, a oportunidade de ter acesso gratuitamente a um curso de qualidade ofertado pela Prefeitura”, comentou o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa.

 

O “Treinão na Escola” tem como público alvo os jovens que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino. Antes, a capacitação atendeu os socioeducandos da Unidade Educacional de Internação Masculina (UNEI Pantanal em Corumbá).

 

“Essas ações pedagógicas são propostas com temas educativos, cuja dinâmica permite envolver e influenciar na vida dos socioeducandos, seja durante sua permanência na UNEI ou fora dela. Esses temas são de suma importância para que o adolescente manifeste suas potencialidades, suas capacidades e possibilidades concretas de crescimento pessoal e social que o projeto está proporcionando aos socioeducandos através do ciclo de palestras para formação profissional, momentos de conhecimento, levando-os a refletir sobre a sua inserção e melhor qualificação, como também ampliando suas possibilidades de entrada no mercado de trabalho,” enfatizou o diretor da UNEI Pantanal, José Domingos Martinez de Camargo.