Prefeitura atende alunos da Oficina de Dança e da Academia de Música

A Prefeitura de Corumbá está ampliando o atendimento para cerca de mil alunos que frequentam os projetos da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio e da Oficina de Dança. Na última sexta-feira à noite, 17, eles receberam uniformes, vale transporte, garrafinhas de águia (squeeze) e instrumentos musicais (bateria), equipamentos importantes para a continuidade dos trabalhos dentro das duas instituições mantidas pelo Município, por meio da Fundação de Cultura.

 

O ato aconteceu no auditório principal do SESC Corumbá – Centro de Convenções, e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte, além da vice-prefeita Márcia Rolon; do diretor da Fundação, Joilson Cruz; do vereador Luciano Costa, e outras autoridades.

 

Na oportunidade o prefeito corumbaense lembrou que tudo isto que está ocorrendo em benefício dos alunos e alunas das duas instituições, começou a ser construído logo no início da sua administração, em 2013, quando sua vice, Márcia Rolon, estava na direção da Fundação de Cultura, e que teve continuidade agora com Joilson Cruz.

 

“É a valorização dessas pessoas que levam o nome da nossa cidade por meio da arte e da cultura para todo o estado e para o país”, destacou, citando como exemplo, a nova sede da Oficina de Dança, “um sonho de todos que será realidade dentro de dois meses”. A nova sede será no antigo prédio do Grêmio, que está em reformas.

 

Paulo lembrou ainda que tanto a Oficina quanto a Academia de Música, recebem alunos de todos os bairros da cidade. “Muitos vinham e voltavam a pé para suas casas, por não ter condições de pagar o transporte. Resolvemos isto com o vale transporte, uma conquista importante. Não se trata só de uma questão da locomoção, mostra também a importância desses projetos e a valorização de todos que fazem parte deles”, ressaltou.

 

No final do evento, o prefeito lembrou que ações como estas terão continuidade em sua administração para que todos “tenham a oportunidade de dançar, cantar, tocar algum instrumento. Isto é um sinal muito claro de que todos podem ter novas oportunidades. A cultura e a arte transformam vidas e é isso que queremos fazer”.

 

Transporte

 

A entrega de vale transporte para os alunos foi apontada pelo diretor Joilson Cruz como a realização de um sonho. “Nenhuma gestão anterior se preocupou com a locomoção dos alunos da Oficina de Dança e da Academia de Música”, disse, observando que o prefeito Paulo Duarte teve essa sensibilidade.

 

“Ele me chamou e falou que não é justo as crianças vir de tão longe para aprender a tocar, dançar. Falou das dificuldades que as famílias têm para mandar os filhos para esses projetos e, por isso mesmo, buscou parceria com a Viação Cidade Corumbá Ltda., e assegurou este benefício. Isto mostra que ele está preocupado com a nossa cultura, com as nossas crianças”, declarou.

 

O vereador Luciano Costa destacou o fato de ações como esta estão chegando a quem realmente precisa. “Isso não acontecia há 17 anos. A gente sabe das dificuldades que essas crianças têm para frequentar os projetos e é essa sensibilidade que a gente precisa enxergar”, disse.

 

O vereador lembrou as dificuldades do atual momento e que, mesmo assim, “tenho visto o trabalho que a Prefeitura está fazendo. Trabalhar com dinheiro é fácil, quero ver trabalhar sem dinheiro como o prefeito tem feito, pagando salário em dia, entregando obras, arrumando asfalto… É com muito orgulho que eu venho aqui, parabenizar a todos que fazem parte dessa equipe e dizer que a Câmara de Corumbá estará sempre de portas abertas para apoiar ações como estas que estão vindo ao encontro dessas pessoas que precisam”, finalizou.

 

As mães também agradeceram os benefícios. Para elas, o vale transporte, as garrafinhas água, uniformes, serão úteis para as crianças. Só não entenderam porque ninguém teve esse olhar carinhoso e atenção especial ao longo desses últimos anos.  

 

A aluna da Academia de Música, Flavia Regina Piassa da Silva, de 12 anos, faz seu primeiro ano de aula de canto. “Tudo está sendo uma maravilha. Receber esse vale transporte vai ajudar muito lá em casa, será um gasto a menos e, assim, vou poder continuar vivendo esse meu sonho de continuar cantando”, comemorou.