Crianças participam do início de projeto de arborização em novo residencial

A manhã desta segunda-feira, 06, foi especial para a pequena Eduarda Alexandre Galeano, 10 anos, aluna da quinta série da Escola Municipal Clio Proença. Ela, juntamente com outras 59 crianças, teve a oportunidade de participar do início do projeto de arborização do Residencial Flambloyant que a Prefeitura está construindo no Bairro Guató, para atender famílias de baixa renda.

 

Foi especial para Eduarda pelo fato de que estava participando do plantio de árvores no residencial onde, em breve, vai residir com sua mãe, Eloise Vilalva das Neves Alexandre, uma das contempladas no sorteio que a Prefeitura, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan) realizou no início de fevereiro.

 

Esperta, a pequena Eduarda contribuiu e muito com o plantio das mudas. Disse que sua mãe, em casa, nem estava imaginando onde ela estava. “Disse para ela que ira participar de um plantio de árvores. Mas não sabia que seria aqui”, revelou. “Ela vai ter um ‘piripaque’ quando contar para ela onde foi o plantio”, completou.

 

Arborização

 

O plantio faz parte do projeto de arborização do Residencial Flamboyant e marcou também as celebrações da Semana do Meio Ambiente em Corumbá. O trabalho está sendo desenvolvido pela Prefeitura, sob coordenação da Fundação de Meio Ambiente que conta com a parceria da Fuphan e da Secretaria de Educação.

 

O plantio foi feito por 60 alunos das escolas Clio Proença e Almirante Tamandaré. O ato foi acompanhado pela vice-prefeito Márcia Rolon, que representou o prefeito Paulo Duarte, e pela secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

Márcia Rolon destacou a importância da execução do projeto. “É um exemplo de planejamento urbano. Todo o residencial será contemplado com este projeto que prevê plantio de cerca de mil mudas de árvores neste local”, disse Márcia.

 

A bióloga Marina Daibert, da Fundação de Meio Ambiente, explicou que o projeto prevê plantio de mudas de Oiti, Pata de Vaca, Jacarandá e Flamboyant. “Nos estacionamentos estamos plantando Oiti e Pata de Vaca que são árvores apropriadas, permitindo boas sombras para os veículos. No entorno do residencial e em outros espaços, vamos plantar o Jacarandá, e na entrada, o Flamboyant”, citou.

 

As mudas que estão permitindo arborizar o residencial, conforme a bióloga, foram produzidas no Viveiro Municipal localizado no Paço Municipal, inclusive o Jacarandá que, na época da floração, vai proporcionar um colorido especial no residencial.

 

“A VBC (empresa responsável pela construção do empreendimento) doou cerca de duas mil mudas de árvores à Prefeitura, mas estas que estão sendo utilizadas aqui, são produzidas nosso viveiro. As que foram doadas, foram plantadas em outras regiões da cidade”, concluiu.

 

plantio

Plantio integra um projeto de arborização do residencial que a Prefeitura está construindo no Guató (Foto: Clóvis Neto)