Albuquerque celebra dois anos de ativação da Unidade de Saúde no Distrito

A manhã desta sexta-feira, 17, foi diferente para os moradores do Distrito de Albuquerque, distante 70 quilômetros da área urbana de Corumbá. Eles tiveram a oportunidade de participar de um evento organizado pela equipe da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que marcou os dois anos da ativação da Unidade Básica de Saúde do Distrito que, desde então, passou a contar com uma equipe de Saúde da Família.

 

O encontro contou com integrantes da equipe de Saúde da Família que atende o Distrito, além de outros profissionais da pasta. Na oportunidade os moradores receberam orientações sobre planejamento familiar com encaminhamentos para o Centro de Saúde da Mulher para exames de mamografia.

 

Além disso, uma equipe do programa DST/Aids disponibilizou testes rápidos no próprio local, enquanto a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) disponibilizou serviços de orientação nutricional e corte de cabelo.

 

A Unidade Básica de Saúde de Albuquerque foi ativada no final de maio de 2014, após reforma do prédio da UBS, feita pela Prefeitura. E o benefício não foi somente em relação ao prédio. Também por determinação do prefeito Paulo Duarte, o Distrito passou a contar com uma equipe própria de Saúde da Família.

 

São dois anos de atendimento constante beneficiando os moradores do Distrito de Albuquerque. Antes, as dificuldades eram intensas e eles tinham que viajar 70 quilômetros, até a área urbana de Corumbá. Agora a comunidade conta com uma equipe com médico, dentista e demais integrantes, atendendo os moradores direto.

 

“Foi mais um problema que buscamos resolver e o resultado está sendo altamente satisfatório”, destacou o prefeito Paulo Duarte, lembrando que, antes da reforma do prédio e da criação dessa equipe de Saúde da Família, os moradores recebiam atendimento somente uma vez por semana. Os pequenos produtores rurais do Mato Grande também estão sendo beneficiados pela equipe.

 

A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é composta por um profissional do Programa Mais Médicos, uma enfermeira, um dentista, uma auxiliar de saúde bucal, uma técnica de enfermagem, além dos agentes comunitários da região.