Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Corumbá será neste sábado

A abertura da Semana do Meio Ambiente de Corumbá acontece neste sábado, 4 de junho, às 9 horas, no auditório da Unidade III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Porto Geral. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, em parceria com a UFMS e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

 

Mas ações relativas à data já começaram. Desde o dia 1º alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) estão em visitação ao Centro de educação Ambiental Cacimba da Saúde/Geopark Pantanal-Bodoquena. O objetivo é promover a educação ambiental com os estudantes do município. O trabalho acontece até o próximo dia 07.

 

Nesta sexta-feira, 3, será aberta a exposição itinerante “Nascentes Livres”, que ficará para visitação no SESC Corumbá até o dia 30. No sábado, a partir das 7h, acontece a Feira do Peixe na Rua Domingos Sahib, em frente ao Moinho Cultural. Já a V Mostra Ambiental começa às 17 horas na Praça Generoso Ponce.

 

O evento terá a apresentações culturais do Moinho Cultural, da Banda de Música Manoel Florêncio, do cantor Geraldo Espíndola e do trio Hermanos Irmãos, formado por Marcio de Camilo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira.

 

A mostra contará ainda com doação de mudas, promovida pela Vetorial, exposição do Corumbella, de animais taxidermizados da Policia Militar Ambiental (PMA), a comercialização de artesanatos e pratos típicos da culinária regional, exposição de trabalhos do Centro Pop e exposição sobre os 40 anos da Vale na cidade.

 

No domingo, dia 5, a V Mostra Ambiental começa às 16 horas, com uma roda de capoeira. Haverá também contação de histórias, exposições de artesanato, intervenções locais e apresentações do Moinho Cultural e da Oficina de Dança do Pantanal. Na segunda-feira, alunos da Reme farão o plantio de árvores no Conjunto Flamboyant III, às 8 horas.

 

No mesmo dia, das 8h às 12 horas, minicursos vão capacitar técnicos da área do meio ambiente sobre técnicas básicas de fiscalização e legislação ambiental no Mato Grosso do Sul. A ação acontece no Museu de História do Homem Pantaneiro e se estende até a terça-feira. No período da tarde, das 14h às 17 horas, o II Seminário Sustentabilidade e Cidadania no Pantanal será aberto no SESC.

 

O evento é aberto ao público. A inscrição será trocada por 1 quilo de alimento não perecível, que serão doados aos catadores de materiais recicláveis da cidade. O evento também acontece no dia seguinte. Na terça-feira a Gincana Ecológica no Rio Paraguai vai mobilizar os associados da Colônia de Pesca Z1. O ato será realizado na orla do Porto Geral a partir das 8 horas.

 

A Semana do Meio Ambiente de Corumbá termina no dia 8 de junho, com a aula inaugural do Curso de Formação de Brigadista para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais/PREVFOGO.