Veículo vai fortalecer trabalho realizado Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo

O prefeito Paulo Duarte entregou nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um automóvel zero quilômetro para a Casa de Acolhimento Adiles de Figueiredo. O carro foi adquirido com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e vai ajudar no trabalho de fortalecimento de vínculos realizado pela instituição.

 

“Ele será utilizado principalmente pela equipe de reinserção, formada por uma psicóloga e uma assistente social e que atua diretamente no fortalecimento da relação entre as crianças, jovens e suas famílias”, afirmou a coordenadora da Casa de Acolhimento, Genise Moraes Castello.

 

O automóvel vai facilitar as visitas domiciliares, encaminhamentos médicos, condução de familiares e dos próprios acolhidos. “Antes tínhamos que fazer tudo isso entre às 9h e 10h30, que é o tempo entre deixarmos e buscarmos as crianças nas escolas. E esse trabalho de orientação, de convencimento da família é demorado, porque é um trabalho complexo e minucioso”, explicou Genise.

 

“Esse veículo vai, com toda certeza, fortalecer e melhorar o trabalho realizado por toda rede de atendimento do Município. Pode até não parecer, mas é uma conquista muito importante para as crianças e os profissionais da Casa Adiles”, afirmou o prefeito Paulo Duarte, que também destacou a atuação do Judiciário nas questões relacionadas às crianças, adolescentes e jovens de Corumbá.

 

“O doutor Maurício, aqui presente, faz um trabalho muito correto de buscar cada vez mais a participação ativa dos pais, dos familiares. O Poder Público, sozinho, não conseguiria resolver todas essas questões tratadas aqui. O Judiciário tem nos ajudado muito nesse sentido, nessa reaproximação”, reforçou o prefeito de Corumbá.  

 

Responsável pela Vara da Infância e Juventude de Corumbá, o juiz Maurício Cléber Miglioranzi Santos também participou do evento, onde ressaltou a atuação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Os membros do CMDCA deixam um grande legado em sua gestão”, disse. “Temos feito o que é possível em termos de esforços para que as crianças e adolescentes sejam bem atendidas em Corumbá”, completou o juiz, que é titular da 1ª Vara Civil da Comarca.

 

“Esse automóvel vai dar um salto de qualidade no trabalho que já realizamos aqui, levando as crianças na escola, no médico, psicólogo e onde mais for preciso”, pontuou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib, lembrando também da grande reforma realizada em 2014 pela Prefeitura na Casa de Acolhimento.

 

“Hoje temos 11 crianças abrigadas aqui e que recebem total atenção dos órgãos competentes”, afirmou a presidente do CMDCA, Renata Miceno Papa de Almeida. O CMDCA é um órgão colegiado permanente, de natureza apartidária, composto por membros da sociedade civil e do Poder executivo. Ele tem caráter deliberativo, formulador e controlador das Políticas Públicas voltadas para o atendimento à criança e ao adolescente.

 

Além de formulador de Politicas Públicas, o Conselho Municipal é também mantém o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como programas e projetos, zelando para que estas ações sejam realizadas de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

FMDCA

 

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente é um instrumento de captação de recursos, provenientes de fontes diversas, exclusivamente destinado para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Entendendo a importância da equipe de reinserção social, no processo transitório e excepcional do acolhimento, conforme preconizado pelo ECA, faz-se necessário o veiculo para o desenvolvimento de diversas atividades, ações e encaminhamentos de cada família precisa”, explicou Renata.