Prefeitura recupera estradas vicinais e atende pequenos produtores

A Prefeitura de Corumbá intensificou os serviços de recuperação das estradas vicinais localizadas nos assentamentos de Corumbá, para atender os pequenos produtores rurais, dentro de um programa estabelecido pela administração municipal e que vem sendo seguida à risca pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responsável pelas intervenções juntamente com a Secretaria de Produção Rural.

 

Os trabalhos estão concentrados na região do Assentamento Tamarineiro II, região bastante castigada pelas chuvas, já na divisa com o Jacadigo. Segundo o secretário da pasta, engenheiro Gerson da Costa Melo, o serviço não se resume apenas na melhoria da via com raspagem, encascalhamento e compactação. Estão sendo necessárias também intervenções para abertura da estrada, principalmente nos trechos tomados pelo mato.

 

É o que está sendo programado para o travessão do João, no Tamarineiro II, via utilizada por ônibus para o transporte de alunos, principalmente. O trecho foi vistoriado pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e o engenheiro Edson Morais Rodrigues constatou a necessidade de fazer a abertura de trechos da estrada.

 

Segundo ele, além de fazer o encascalhamento, em trechos, como no travessão do João, há necessidade de “abrir a estrada que acabou sendo estrangulada pelo mato, dificultando a passagem de veículos. São locais utilizados principalmente pelos ônibus do transporte escolar que vamos recuperar”, disse.

 

Na parte interna do Tamarineiro, os serviços de recuperação das vias foram iniciados esta semana no travessão do Ataliba. “A orientação que temos é atacar os pontos críticos e recuperar as linhas de ônibus, tanto do transporte coletivo como escolar”, disse o engenheiro, enquanto orientava a realização de serviços em um trecho bastante castigado pelas chuvas.

 

Os trabalhos estão sendo acompanhados também pelos produtores rurais. Almiro Benigno, dono de um sítio no travessão do Ataliba, informou que aquela via, quando chove, “fica intransitável. Não passa ninguém, o que acaba prejudicando principalmente as crianças que são obrigadas a andar pela lama, para pegar o ônibus e ir para a escola”, disse.

 

O produtor explicou que naquele trecho, corre muita água em direção à baia do Jacadigo, inundando não só a estrada, mas também o campo. “Agora, com este serviço que está sendo feito, vai melhorar. Estão fazendo abertura nas laterais para a água escorrer e não ficar parada na estrada e nem no campo, indo para a baia”, explicou.

 

Francisco Souza Alves, outro produtor rural que está acompanhando os serviços de recuperação, explica que aquele trecho do Tamarineiro é passagem da água que desce do Paiolzinho, em direção à baia do Jacadigo. “Aqui ficou mais de dois meses sem passar nenhum carro baixo, após as chuvas. Agora, com este trabalho, vai melhorar, facilitar muito para a gente que mora aqui”, comentou.

 

O secretário Gerson da Costa Melo informou que os serviços no Tamarineiro II fazem parte de um programa executado junto com a Secretaria de Produção Rural, para manter em condições de tráfego os mais de 400 quilômetros de estradas vicinais localizadas nos assentamentos de Corumbá.