Feira de Produtos de Transição Agroecológica será lançada terça em Corumbá

Será na terça-feira, 24, em Corumbá, o lançamento da Feira de Produtos de Transição Agroecológica. O evento é resultado de um projeto desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira (ITCPPF) do Campus Pantanal (CPAN), em parceria com a Prefeitura de Corumbá, Embrapa Pantanal, Sebrae-MS e Prefeitura de Ladário.

 

O evento está marcado para as 08 horas, no saguão de acesso à Biblioteca da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, com acesso pela Avenida Rio Branco 1.270, bairro Universitário.

 

A feira acontecerá todas as terças-feiras no Campus Pantanal até dezembro de 2016, conforme projeto de extensão coordenado pelo professor Edgar Aparecido da Costa. É resultado do trabalho de pesquisadores da UFMS e da Embrapa Pantanal, em parceria com o Sebrae-MS que desde 2010 vêm implementando a produção de hortaliças sem utilização de veneno no assentamento 72, em Ladário.

 

Foram realizados vários cursos de capacitação em hortas, agroecologia, associativismo, organização do lote como negócio, fortalecimento do cooperativismo, produção de caldas agroecológicas para controle das pragas, dentre outros. A Prefeitura Municipal de Ladário tem sido importante parceira desde então.

 

Sob a coordenação do pesquisador Alberto Feiden (e demais colaboradores da Embrapa Pantanal e da UFMS) foi criado o Grupo Bem Estar, dentre os agricultores do Assentamento 72. Toda a produção do Grupo não utiliza veneno em nenhuma etapa. Este é o único grupo autorizado pela ITCPPF para vender hortaliças dentro da UFMS, no âmbito do projeto de extensão.

 

Assentamento Taquaral

 

A ITCPPF iniciou seus trabalhos a partir de 2014, congregando pessoal da UFMS e da Embrapa Pantanal. Desde então vem realizando reuniões e estimulando vocações produtivas no assentamento Taquaral.

 

As principais atividades estão sendo desenvolvidas junto à AAACF – Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá, dentre as quais se destaca a realização da I Feira do Mel, com apoio integral da Prefeitura Municipal de Corumbá. A feira representará o espaço para comercialização do mel, queijos, farinha e demais produtos da agricultura familiar.

 

Outras Associações

 

Também estarão participando da feira as mulheres da Associação de Moradores da Comunidade Antônio Maria Coelho com oferta de produtos ligados à bocaiuva.

 

O diferencial da feira é a oferta de produtos livres de venenos. Só pode vender na feira produtores rurais cadastrados na Incubadora.

 

A preocupação do projeto de extensão da UFMS foi oferecer um canal de comercialização de produtos com segurança alimentar. Ao mesmo tempo, aproximar a comunidade pesquisada e a de entorno para dentro da Universidade.