Em Corumbá, Prefeitura beneficia servidores com cursos de pós-graduação

A Prefeitura de Corumbá está aprimorando o serviço público a partir do acesso à capacitação para os servidores municipais. Foi o que ocorreu ao longo dos últimos 20 meses para um grupo de 78 funcionários que concluíram no ultimo final de semana, os cursos de Pós Graduação Lato-Sensu em Gestão Pública e Gestão em Segurança Pública.

 

A pós-graduação do grupo faz parte de uma parceria estabelecida pela Prefeitura com o Instituto Jean Piaget, e foram as duas primeiras capacitações presenciais realizada pelo Poder Executivo, a cargo da Escola de Governo de Corumbá, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública.

 

A cerimônia de encerramento das duas turmas foi realizada na noite da sexta-feira, 13, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá. O prefeito Paulo Duarte participou do ato. Estava acompanhado do secretário de Governo, Márcio Cavasana; da diretora da Egov, Osana de Lucca; do vereador Tadeu Vieira, presidente da Câmara, além de outras autoridades.

 

Na oportunidade o prefeito citou que “os cursos de pós-graduação representa a valorização dos servidores municipais”, e que quem ganha com isso “é a população corumbaense. Cada vez mais é preciso aprimorar os serviços públicos e isso passa pela capacitação dos servidores que, cada vez mais, estão ocupando cargos importantes na administração”, enfatizou, ressaltando que 90% dos secretários são servidores de carreira e não indicações políticas.

 

“Para administrar tem que ter conhecimento, conhecer a gestão pública. E quem conhece são os servidores de carreira. Por isso a importância de cursos de pós-graduação como estes”, observou. E a tendência, segundo Duarte, é chegar também aos cargos eletivos, com participação dos servidores públicos que, a partir do momento que administrarem uma cidade, “vão tomar decisão pensando em futuras gerações, não na próxima eleição”.

 

Presencial e em Corumbá

 

A diretora da Egov, Osana de Lucca, informou que 78 servidores se formaram nesta primeira turma.” O curso teve a duração de 20 meses, contando o período para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A etapa presencial ocorreu uma vez por mês, aos sábados, na sede da Escola de Governo, a qual foi responsável pelo acompanhamento da execução dos cursos e deu o suporte necessário ao longo da aplicação das aulas”, observou.

 

No Curso de Gestão Pública foram ofertadas disciplinas voltadas para a Administração Pública, Gerenciamento de Conflitos e Crises, além de questões de ordem orçamentária e jurídica. “A intenção é fortalecer a gestão pública municipal por meio de maior acesso aos servidores às etapas responsáveis pelo andamento da máquina pública”, enfatizou o secretário de Gestão Púbica, Luiz Henrique Maia de Paula.

 

Os pós-graduados em Gestão em Segurança Pública aprenderam sobre Inteligência Policial e Penitenciária, Criminologia, Vitimologia e Penalogia, Legislação Aplicada a Segurança Pública, Diretos Humanos, Ética e Cidadania, além de gerenciamento de conflitos e crises e como funciona o Sistema Prisional Brasileiro.

 

Dois funcionários da Câmara de Vereadores participaram do curso bastante elogiado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Tadeu Vieira. Ele participou da solenidade e ressaltou a determinação do prefeito Paulo Duarte, em proporcionar capacitações como esta para os servidores não só do Poder Executivo, mas também abrindo espaço para o Legislativo.

 

A intenção da Prefeitura é renovar a parceria com o Instituto Jean Piaget para que novas turmas possam ser oferecidas aos servidores. Osana de Lucca, diretora da Egov, e Eliana Doraci da Silva, do Instituto Jean Piaget, já estão conversando sobre o assunto. “É importante dar continuidade, e mais importante ainda é que os servidores fazem a pós aqui mesmo, em Corumbá, economizando gastos com viagem, alimentação e hospedagem”, comentou Osana.

 

Marcial Jeske, guarda municipal há oito anos, participou da pós Gestão em Segurança Pública, formado em Tecnologia em Processo de Produção. “O curso foi importante para aprimorar conhecimentos, agregar valor aquilo que a gente já conhecia”, disse, citando que no período, passou a conhecer mais as leis de Direito Civil, Direito Penal e Direito Constitucional.

 

Viviane de Arruda Neto, formada em Turismo e servidora da Fundação de Turismo, também participou da pós, em Gestão Pública. “Foi uma oportunidade de aprendizado muito grande, que permitiu ver por vários vieses, o que a carreira pública proporciona”, disse. “Buscar conhecimentos é importante. Por isso é importante estudar, sempre se qualificar”, completou. Esta é a sua segunda pós-graduação. Antes fez Gestão e Organização de Eventos.