Com recursos próprios, Prefeitura retoma obra do PAC paralisada há 4 anos

Com recursos próprios, a Prefeitura de Corumbá retomou mais uma obra do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento) que estava paralisada há mais de quatro anos. Trata-se de uma escola localizada no Bairro Guató, parte integrante de um projeto habitacional (conjunto Ana Brites) entregue no final de 2010.

 

Esta é a terceira obra do PAC 1 retomada pela Prefeitura. Antes, a atual administração já havia concluído a urbanização da Avenida General Dutra que, após os serviços previstos no projeto do PAC 1 aprovado pela Caixa Econômica Federal, ganhou outros equipamentos conforme a Orla dos Ipês, projeto idealizado pelo prefeito Paulo Duarte, que vem sendo comandado pela Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico.

 

Além dessa obra, a Prefeitura está também trabalhando na conclusão do Parque Urbano da Rua Pedro de Medeiros, na Popular Velha. “São três obras do PAC 1 que foram paralisadas e tivemos que retomar sob risco de o Município ter que devolver dinheiro para o Governo Federal”, disse o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

 

Conforme ele, caso a Prefeitura não retomasse estas obras, teria que devolver cerca de R$ 3,1 milhões que foi repassado pelo Governo Federal, por meio do PAC 1. “Já concluímos a General Dutra. Hoje, estamos trabalhando no Parque Urbano e retomamos dias atrás as obras da escola do conjunto Ana Brites”, observou.

 

escola

Obra estava paralisada há mais de quatro anos (Foto: Renê Marcio Carneiro)


A escola

 

A terceira obra retomada na atual administração é a creche e pré-escola do residencial Ana Brites. Pelo projeto do PAC 1, a unidade de ensino contará com seis salas para a pré-escola; seis berçários; uma brinquedoteca; salas para professores, coordenadoria e secretaria; centro pedagógico; banheiros masculino e feminino; pátio coberto, além de outras dependências, tudo com acessibilidade.

 

Saúde

 

Além das três obras retomadas, a Prefeitura está também construindo uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Guató, ao lado da escola, também incluída no PAC 1. A UBS será responsável pelo atendimento das famílias do residencial Ana Brites e moradores no entorno. A obra está localizada na Rua José de Barros Maciel.

 

O prédio, concluído, contará com 850 metros quadrados. Será dotado de cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de coleta de exames, farmácia, vacina, psicologia e serviço social, sala de curativo, salão para reuniões, auditório para 50 pessoas, além de dependências para os agentes de saúde, setor administrativos, copa/cozinha e sanitários.