Prefeitura e Marinha levam atendimento à população ribeirinha do alto Pantanal

A Prefeitura de Corumbá e a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval, iniciam nesta segunda-feira, 25, mais uma ação social do programa Povo das Águas. Desta vez, os trabalhos serão desenvolvidos na região do alto Pantanal, em atendimento às mais de 200 famílias residentes nas regiões de Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Paraguai Mirim, São Francisco, Mato Grande, Bonfim, Porto São Pedro, Chané, Amolar e São Lourenço.

 

O embarque da equipe aconteceu na manhã deste domingo, 24, no 6º Distrito Naval, e foi acompanhado pelo secretário Márcio Cavasana, de Governo; pela secretária Roseane Limoeiro, de Educação, e pelo Capitão de Corveta Leandro Gomes Mendes. O trabalho é desenvolvido com apoio do Navio Hospitalar Tenente Maximiano, que tem como comandante o capitão tenente Thiago Cristiano Muniz.

 

Márcio Cavasana, antes da viagem, conversou bastante com toda a equipe e elogiou o trabalho que o grupo desenvolve na região pantaneira, reforçado agora com os militares da Marinha do Brasil, como parte de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura e o Comando do 6º Distrito Naval.

 

“Nós só temos que agradecer a todos estes servidores da Prefeitura e da Marinha, pelo trabalho que estão realizando. Não é fácil encarar este desafio, mas eles fazem isto com vontade, com gosto, deixando inclusive a vida na cidade, para se dedicarem a atender famílias ribeirinhas que residem em regiões de difícil acesso neste Pantanal”, disse Cavasana, enaltecendo o apoio que a Marinha do Brasil está dando à ação.

 

A secretária Roseane Limoeiro concorda e lembra que, todos os meses, uma semana inteira, “estes profissionais deixam seus familiares para se dedicarem à população ribeirinha”. O Capitão de Corveta Mendes citou que é importante a Marinha estar junto nesta ação.”Nosso lema é ‘Proteger nossas riquezas e cuidar da nossa gente’. Com esta ação junto com a Prefeitura, estamos reforçando ainda mais esta parte que é cuidar da nossa gente”, disse.

 

Atendimento

 

A ação começa nesta segunda-feira, 25, no Porto Maracangalha, em atendimento às famílias de Domingos Ramos, no período das 08 às 11 horas. Já à tarde, das 14h30 às 17h30, a ação será no Porto do Zequinha para as famílias do Castelo.

 

Na terça, 26, das 08 às 12 horas, o atendimento será no Porto Santa Catarina para a comunidade da região da Ilha Verde. Também na terça, das 14 às 17 horas, a ação será na escola do Paraguai Mirim, para moradores da região do Paraguai Mirim.

 

No dia 27, quarta-feira, das 08 às 12 horas, a equipe estará dividida no Porto São Francisco, Mato Grande e Bonfim, para atendimento aos ribeirinhos destas regiões. À tarde, das 14h30 às 17h30, o atendimento acontece nos portos São Pedro e Chané, onde serão atendidas as famílias destas duas localidades.

 

No dia 28, quinta-feira, a ação acontece na escola da barra do São Lourenço, das 08 às 12 horas, para atender as famílias do Amolar e da barra do São Lourenço. No dia 29, sexta-feira, das 08 às 10 horas, o atendimento acontece nos portos Mangueiral, Andorinha e Sete de Setembro, para a comunidade da Rio São Lourenço.

 

O programa

 

A ação faz parte do programa social Povo das Águas que, a partir deste ano, está sendo desenvolvido pelo Município em parceria com a Marinha do Brasil, como parte de um Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha, firmado no início de março pelo prefeito Paulo Duarte, com o comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

 

Esta será a segunda ação do ano do Programa Social Povo das Águas que por meio dessa parceria, está permitindo levar atendimentos médico, social e educacional às famílias que residem em áreas de difícil acesso do Pantanal.

 

O Programa Povo das Águas conta com as participações de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente, da Defesa Civil e da equipe do 6º Distrito Naval.