No Bairro da Cervejaria, Prefeitura pavimenta último trecho da Rua Delamare

Um sonho há muito acalentado por moradores do Bairro da Cervejaria, próximo ao centro da cidade, está se tornando realidade com a obra de pavimentação do último trecho da Rua Delamare, uma das vias mais tradicionais de Corumbá. O serviço está sendo executado pela Prefeitura e será concluído em breve.

 

A pavimentação, em lajotas sextavadas, está sendo executada no trecho entre as ruas Luis Feitosa Rodrigues e 21 de Setembro. Será um novo acesso dos moradores daquela região da Cervejaria ao centro da cidade. “Vai melhorar bastante para todos nós. Faltava somente este trecho para ser pavimentado e, durante anos, sofremos bastante, principalmente durante as chuvas. Aqui era muita lama, não dava nem para sair de casa”, explicou Santa Lucila Vasquez, 35 anos morando no local.

 

Ela relembrou o início da década de 2.000, quando o ex-prefeito Eder Brambilla pavimentou o trecho entre a Firmo de Matos e Luis Feitosa. “De lá para cá, nada mais foi feito. Agora, o nosso sonho está se tornando realidade”, comemorou.

 

O prefeito Paulo Duarte visitou a obra no final da tarde de sexta-feira, 01 de abril. Foi recebido por dona Santa, como é conhecida a comerciante no bairro, que, com um lago sorriso, agradeceu o bem que a comunidade está recebendo. “Graças a Deus e graças ao senhor, o nosso sofrimento vai acabar”, disse ela a Duarte, lembrando o drama vivido pelos moradores nos últimos anos.

 

O Chefe do Executivo corumbaense explicou que a pavimentação da Delamare era um compromisso com a comunidade local e lembrou Ivone Torres de Moraes, a dona Ivone da Cervejaria, uma das defensoras dessa obra. “Ela sempre nos dizia que o senhor iria pavimentar a nossa rua e isto está acontecendo”, citou dona Santa.

 

Obra importante

 

A pavimentação da Delamare é de extrema importância para os moradores não só daquela rua, mas também da localidade conhecida como Havaí. É que a partir da sua conclusão, eles terão melhor acesso à área central da cidade, sem, principalmente, precisar enfrentar a lama no período de chuva.

 

E não se trata de uma simples pavimentação. No trecho, a Prefeitura executará serviços de drenagem, evitando que as casas existentes na parte baixa, sejam inundadas pelas águas da chuva. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, engenheiro Gerson da Costa Melo, explicou que a água do trecho da Firmo de Matos à Luis Feitosa, será drenada direto para uma galeria existente no local, que corta parte da cidade, desde a parte alta, até o Rio Paraguai. Outra drenagem será implantada entre a Luis Feitosa e 21 de Setembro que será interligada ao mesmo canal, mais à frente.

 

O prefeito, que estava acompanhado também do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, conversou bastante com os moradores e, de pronto, determinou à sua equipe, resolver problemas citado por eles na região, em especial por Jorge Chaparro e Janice da Silva Mendes, esta moradora no local há 37 anos.

 

Um dos problemas está ligado ao setor de iluminação pública. Outro se refere à coleta de lixo. “Já determinei à equipe para resolver estes dois problemas. Estamos pavimentando a Delamare e o trabalho tem que ser completo, para que tenhamos aqui, um espaço agradável, urbanizado”, explicou o prefeito.

 

Ele orientou também o secretário de Infraestrutura para providenciar a cobertura de um trecho da galeria que ainda está a céu aberto, em frente à residência de Jorge Chaparro. Isto será feita tão logo a drenagem da Delamare seja interligada à galeria.