Indústria e Comércio apresenta modelo de gestão em Fórum de Secretários

Na reunião do Fórum dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), o representante de Corumbá no Fórum, Secretário Pedro Paulo Marinho de Barros, apresentou o modelo de planejamento e atuação da Secretaria de Indústria e Comércio (SMIC) como forma de disseminar boas práticas de gestão pública com foco a objetivos que favoreçam o pequeno, médio e grande empresário nos municípios do Mato Grosso do Sul.

 

O encontro aconteceu durante a sexta edição da Rota do Desenvolvimento, em Bonito, na região sudoeste do Estado. O convite partiu do Sebrae-MS e da Semade para apresentar a evolução da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, bem como as boas práticas realizadas no município.

 

Ainda durante a apresentação, o agente de desenvolvimento local e gerente de Fomento e Produção Industrial, Raul Assef Castelão, destacou o papel da Sala do Empreendedor como ferramenta de apoio aos pequenos empreendedores na cidade e como a criação da sala do empreendedor tem gerado resultados positivos para a economia local.

 

Estiveram presentes na reunião o secretário da Semade, Jaime Verruck; o secretário-adjunto Ricardo Senna, e secretários de pastas ligadas ao desenvolvimento econômico de 13 municípios do Estado, bem como a coordenadoria de políticas públicas do Sebrae-MS.

 

Ricardo Senna da Semade elogiou no final da reunião a forma como a secretaria tem trabalhado em prol do crescimento econômico de Corumbá e espera que esse modelo possa despertar em outras cidades o papel crucial que as secretarias de desenvolvimento possuem no progresso dos municípios.

 

Ainda durante a Rota do Desenvolvimento, vários encontros foram otimizados pela Secretaria de Indústria e Comércio com o objetivo de trazer ações estruturadas para o fomento ao empreendedorismo na região e, também como novas oportunidades de negócios.

 

Uma das agendas foi com o diretor da Fundect, Marcelo Turine, para a elaboração de uma estratégia de incubadoras no município e como isso pode potencializar a economia da região de modo sustentável.

 

“Estabelecemos algumas tratativas com parceiros estratégicos a fim de darmos continuidade ao projeto de crescimento econômico na nossa cidade e tivemos a alegria de sermos convidados pela Semade Sebrae-MS para apresentarmos como o trabalho da secretaria em Corumbá tem alcançado bons retornos para a o fomento econômico” comentou Pedro Paulo.

 

A Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste, que foi aberta na terça-feira e se encerra nesta quinta-feira, 28, em Bonito, é a sexta e última edição do projeto no ano de 2016.

 

“A Rota do Desenvolvimento, nos moldes em que foi realizada até agora, termina nesta edição da Região Sudoeste, que acontece no município de Bonito”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de abertura do evento.

 

Nas edições anteriores a Bonito, o evento aconteceu em Nova Andradina, Coxim, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, abrangendo 62 municípios e realizados seis mil atendimentos.