Corumbá discute roteiros internacionais integrados com países do Zicosur

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, participou da Feira Internacional do Turismo no Pantanal (FIT Pantanal), realizada pelo Governo do Estado do Mato Grosso e trade turístico, que teve o foco na construção e geração de negócios, capacitação e encontros paralelos.

 

Durante a FIT Pantanal, na manhã e tarde do dia 20, quarta-feira, a Fundação de Turismo participou das discussões na Câmara de Turismo da Zona de Integração do Centro Oeste Americano. A Zicosur, como é chamada, é um bloco formado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru com foco na proposição conjunta de ações, tais como desenvolvimento de roteiros integrados no corredor bioceânico, abrindo as portas dos mercados para o Brasil Central (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal), estados que juntos, concentram três grandes ecossistemas brasileiros, o Cerrado, Pantanal e a Amazônia.

 

Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da FUNDTUR Pantanal destacou que esta é a primeira participação de Corumbá no Zicosur. “Estamos nos integrando aos estados em escala internacional para apoiar a construção de roteiros integrados com Corumbá e consequente geração de novos negócios integrados com o Centro Oeste Americano”, explicou.

 

“A participação foi extremamente importante. Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso destino e o nosso portão internacional de turistas para o Brasil, a nossa fronteira que é a mais bem estruturada para receber essa demanda internacional no Centro Oeste brasileiro”, continuou a diretora.

 

Ela informa que Corumbá já recebeu uma demanda deste corredor. “Queremos aumentar o nosso fluxo de turista estrangeiro, e isso é possível porque temos a carreteira até Santa Cruz de La Sierra concluída, acesso ferroviário por Puerto Quijarro, aéreo por Puerto Suarez e dezenas de linhas de ônibus diária nos ligando a Santa Cruz de La Sierra”, completou.