Centro de Saúde da Mulher passa funcionar na antiga Clínica Prontomed

O Centro de Saúde da Mulher Dr. Nicolau Fragelli passa a funcionar, a partir de segunda-feira, 25 de abril, no prédio da Clínica Prontomed, localizada na Rua Major Gama, 782/786. A mudança de endereço é provisória e se deve às obras de reforma e ampliação que a Prefeitura está executando no prédio da unidade de saúde localizada na Rua 15 de Novembro, em frente ao hospital de Corumbá.

 

A informação é da secretária de Saúde, Desiane Silva, esclarecendo que o endereço fica apenas duas quadras da sede do Centro de Saúde, o que permite maior acessibilidade e locomoção de pacientes. “A mudança está ocorrendo neste final de semana para que, na segunda, possamos dar sequência ao atendimento às pacientes dessa unidade”, citou.

 

A secretária observa que o horário de atendimento continuará sendo das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. “A mudança se faz necessária para dar andamento e agilidade à obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde da Mulher, possibilitando que seja concluida no prazo estipulado”, reforçou.

 

Como se sabe, o prédio do Centro de Saúde da Mulher da 15 de Novembro, está sendo praticamente reconstruído pela Prefeitura, por uma decisão do prefeito Paulo Duarte, para garantir melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

 

O prédio antigo era dotado de uma recepção, sala de espera, seis consultórios médicos, um consultório odontológico, duas salas de ultrassom, sala de enfermagem, sala de serviço social, consultório de psicologia, sala de esterilização de material, três banheiros e cozinha.

 

Com as obras em andamento, passará contar com uma sala de mamografia, um auditório, recepção ampliada, banheiro para cadeirantes, reforma dos banheiros existentes, aumento das salas de consultas, criação do escovódromo, nova sala odontologia, nova sala ultrassonografia.

 

Além disso, o piso será substituído, bem como a cobertura, criação de expurgo, criação de sala de esterilização, construção de nova cozinha, banheiros para funcionários, troca das janelas e pintura geral do prédio. O prédio antigo contava com 381,02 metros quadrados de área construída. Com a ampliação vai para 855,33 metros quadrados de área construída.

 

Antes de ser transformado no Centro de Saúde da Mulher, em 1997, o prédio era um pronto socorro. Segundo informações, de 97 para cá, recebeu apenas uma pintura em 2005 e não tem estrutura necessária para comportar os serviços disponibilizados no local. Por isso mesmo a necessidade dessa reforma e ampliação.

 

O centro de saúde conta com uma equipe de 32 profissionais. São 14 médicos, dois odontólogos, uma enfermeira, uma nutricionista, uma assistente social / coordenação, um assessor / administrativo, duas psicólogas, duas técnicas de radiologia, 05 técnicos de enfermagem e três recepcionistas.

 

Eles são responsáveis pelos serviços de ginecologia, pré-natal, programa de controle do câncer de colo uterino, ultrassonografia geral, mamografias, odontologia pediátrica e para mulheres, psicologia, nutricionista, serviço social, planejamento familiar e teste do pezinho, disponibilizados no local, exceto mamografia, cujo aparelho, por falta de espaço, está provisoriamente em uma sala no hospital.

 

A unidade é responsável por uma média mensal de 1.930 atendimentos entre consultas e exames: ginecologia, ultrassonografia (900/mês), mamografia (200/mês) e recoleta de triagem pré-natal e neonatal (teste do pezinho alterado).