Central de Monitoramento da Guarda pode operar até 170 câmeras

O prefeito Paulo Duarte inaugurou nesta terça-feira, 26 de abril, a nova Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Corumbá. O local, instalado na praça Generoso Ponce, possuiu 11 videomonitores, é toda climatizada e tem capacidade para operar até 170 câmeras.

 

“O trabalho feito aqui, toda essa reestruturação, a parte técnica, foi feita pelos próprios guardas municipais, é muito importante ressaltar isso. Não contratamos nenhuma empresa para essa fazer esse trabalho, muito bem planejado e executado por servidores da própria instituição”, destacou o chefe do Executivo municipal.

 

“Estamos aqui dando uma condição melhor de trabalho aos profissionais da Guarda e adquirindo novas câmeras. Nos próximos dias, também estaremos concluindo o projeto da Cidade Digital, que será entregue ainda maio e permitirá uma agilidade maior, inclusive em pontos que hoje não são cobertos pela internet, como por exemplo a Praça CEU”, continuou Duarte.

 

“Por meio da instalação de cabos de fibra ótica vai possibilitar o monitoramento também das escolas e postos de saúde. Nesses locais onde hoje só funciona a gravação de imagens, com a Cidade Digital teremos também a exibição em tempo real”, explicou o prefeito, destacando a importância do videomonitoramento para a Segurança Pública na região.

 

“Isso significa o futuro da Guarda Municipal, que é investir em tecnologia. Ao invés de ficar fazendo só rondas de forma aleatória, vamos ter ações mais precisas. É importante ressaltar que o vídeomonitoramento da Guarda já foi responsável pela elucidação de crimes, inclusive assassinatos, foram solucionados através das imagens das câmeras da GM”, completou.

 

Atualmente, 12 câmeras estão operando em pontos estratégicos da cidade. “Temos mais duas que ficarão na Dom Aquino com a 15 de Novembro e na Antônio Maria com a Delamare. Estamos aguardando também o compartilhamento das imagens das câmeras da PM. Os equipamentos devem estar chegando nesta semana e, no próximo mês, estaremos compartilhando mais 15 câmeras com a Segurança Pública”, detalhou o comandante da Guarda, o coronel PM Ubiratan Bueno.

 

Na parte de patrimônio, duas escolas municipais são monitoradas pela Guarda, através de um projeto piloto, além de duas unidades de saúde e da Farmácia Municipal. “Agora foram adquiridos o material para mais três escolas. Estamos separando e configurando os equipamentos e acreditamos que até o final de maio estarão instalados”, disse Ubiratan, que complementou:

 

“Também está em fase de compra as câmeras para o Pronto Socorro e a UPA. A nossa pretensão é separar o monitoramento em dois pontos: a segurança e o patrimônio. Com isso, otimizamos recursos, trabalhamos com menos custos, em termos de viatura, de combustível e de efetivo. Com a tecnologia temos uma abrangência melhor. Hoje estamos com capacidade para 170 câmeras e isso ainda pode ser ampliado conforme a demanda”, reforçou.

 

Para o coordenador municipal de Segurança, Fernando Lucena, a nova Central de Monitoramento mostra bem o potencial da Guarda Municipal de Corumbá. “A população hoje conhece e reconhece o trabalho realizado pela instituição, formada por pessoas competentes e que sabem trabalhar de forma integrada. E a instalação desse espaço, feito por vocês mesmos, é a prova disso”.

 

Lucena ainda pontuou a importância do monitoramento em vídeo para a as forças de Segurança Pública. “Com esses equipamentos vemos, identificamos e gravamos quem é o infrator e o que ele cometeu”, concluiu. O secretário municipal de Governo, Marcia Cavasana, também participou da solenidade.