Apae recebe recursos de Fundo Municipal e oferece novo serviço

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, assinou na manhã desta quarta-feira, 13 de abril, dois convênios com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para garantir o bom andamento dos trabalhos prestados pela instituição à população.

 

O valor total que será repassado ultrapassa os R$ 80 mil. O montante estava alocado no Fundo Municipal de Assistência Social e servirá para o cofinanciamento de ações socioassistenciais, conforme explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar.

 

“Essas entidades são parceiras estratégicas para que o município possa ter cobertura da política de assistência social”, disse Mabel ao explicar o importante papel das entidades que compõe a rede privada no município.

 

Manoel Ferreira dos Santos, presidente da Apae/Corumbá, destacou a atuação do prefeito Paulo e fez questão de ressaltar que a entidade mantém as portas abertas graças ao suporte que o Poder Público, empresas e voluntariado oferece.

 

“Paulo Duarte sempre foi um colaborador desde a época quando exerceu o cargo de deputado estadual. Como não geramos receita, precisamos realmente de recursos, doações, convênios e ações como a quermesse”, afirmou.

 

Ampliando atendimento

 

O prefeito foi convidado a conhecer o mais recente serviço prestado na entidade: a estimulação precoce. Numa das salas construídas com recursos destinados pela Prefeitura de Corumbá passou a funcionar este mês um atendimento específico para crianças de 0 a 5 anos de idade de forma a estimular, além do vinculo familiar, o desenvolvimento motor, da fala e demais aptidões.

 

O serviço, disponibilizado de forma gratuita à população, também conta com a parceria da Prefeitura que destinou, através da Secretaria de Educação, uma psicopedagoga responsável por atender 20 crianças cm sessões duas vezes na semana.

 

A estimulação precoce é importante, pois se entende que, quanto mais cedo a criança receber atendimento voltado para a deficiência detectada, ela terá chances de evitar quadros mais severos com o passar do tempo.

 

“O trabalho que é feito aqui desde a infância ajuda que essas pessoas tenham uma vida com melhor qualidade. Houve um tempo em que as pessoas que possuíam algum tipo de deficiência estavam fadadas a viver à margem da sociedade, hoje não, podem participar ativamente e isso depende, obviamente da família e desse trabalho que é feito aqui”, disse o prefeito Paulo Duarte.

 

“Não é todo mundo que possui a compreensão que tem a Apae para a cidade, sendo ela referência no Estado pelo trabalho de muita qualidade. Temos sempre buscado estabelecer uma relação muito próxima. A gente percebe no olhar de quem aqui trabalha o comprometimento que vai além do profissional porque fazem o que gostam e tratam essas crianças com muito carinho”, observou o chefe do Executivo sobre o diferencial no atendimento que a entidade oferece aos corumbaenses.

 

Atualmente, a entidade atende diretamente 600 pessoas com serviços de saúde e outras 186 com a escola que funciona na sede localizada na rua Santa Terezinha, 705, bairro Maria Leite. O telefone de contato é (67) 3231-3602.