Prefeitura no Bairro leva atendimento para a comunidade da parte alta, sábado

A comunidade da Nova Corumbá e região será beneficiada no próximo sábado, 05, pela quinta edição da Ação Prefeitura no Bairro, um programa que está levando os mais diferentes serviços à população.

 

A ação é uma realização da Prefeitura com apoio de parceiros como o SESC, Correios e Defensoria Pública, e acontece no período das 08 às 13 horas, na Escola Municipal Clio Proença.

 

Durante toda manhã a comunidade contará com uma série de serviços nas áreas da saúde; de defesa do consumidor; esporte e lazer; esclarecimento de dúvidas de contribuintes; informações sobre regularização fundiária, habitação e regularização de imóveis; todos os serviços da área de assistência social, da gestão pública, indústria e comércio, serviços públicos, produção rural, turismo, cultura, meio ambiente, segurança pública, trânsito e transporte.

 

Somente a saúde vai disponibilizar consultas médicas; atendimento odontológico; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; atualização e expedição de Cartão SUS; massagens; farmácia; coleta preventivo câncer de colo de útero; imunização, de acordo com calendário; Educação em Saúde: Saúde da Mulher, Planejamento Familiar, DST/AIDS, CCZ, Vigilância Ambiental, Programa Tabagismo (DANT); marcação de exames; pesagem e antropometria do Bolsa Família.

 

O Procon vai estar com distribuição de material educativo (Código de Defesa do Consumidor, consumo consciente de energia, uso consciente de crédito), e esclarecimento e dúvidas para o consumidor. A Escola de Governo fará levantamento de necessidades de cursos e inscrições para os cursos de Cuidador de Idosos e Cuidador de Acamados.

 

A Funec vai disponibilizar atividades esportivas como xadrez e tênis de mesa; a secretaria de Fazenda e Planejamento para esclarecer dúvidas dos contribuintes referentes aos Tributos Municipais; a Fuphan estará presente com informações sobre habitação popular, atividades didáticas sobre Patrimônio Histórico e mapa sobre informações dos equipamentos urbanos.

 

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania vai disponibilizar atendimento para o Cadastro Único/PBF (recadastramento  – atualização cadastral / novos cadastros – inserção de novas famílias / Informações, encaminhamentos e orientações sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família.

 

A Junta Militar também estará atendendo os jovens corumbaense; haverá equipe para atender a comunidade em relação a documentação básica e benefícios assistenciais (2ª via de Certidão de Nascimento / Benefício de Prestação Continuada BPC-PCD – Pessoa com Deficiência – e BPC- IDOSO / benefícios eventuais – agendamentos de visitas domiciliares / Cadastro para concessão de Passe Livre – Intermunicipal e Interestadual).

 

Está programada uma Oficina de Trabalhos Manuais e Artesanais por meio da Economia Solidária (Ecosol); oficina de beleza e disponibilização de brinquedos.

 

A Educação vai atuar junto aos alunos do Clio Proença em relação ao combate ao Aedes aegypti em parceria com a Secretaria de Saúde, com formação de Agentes de Saúde Mirins; palestra Educativa com as 5ª séries, e com todos os alunos com participação do Exército; caminhada educativa no bairro com entrega de panfletos, além de ação educativa da Saúde e da Educação com a participação dos agentes mirins diplomados.

 

Vão estar presentes também as pastas da Infraestrutura e Serviços Urbanos, Produção Rural (Serviço de Inspeção Municipal e exposição do Programa de Aquisição de Alimentos; exposição de horta caseira. A Cultura atuará com contação de história, apresentações da banda e capoeira.

 

O Meio Ambiente terá atividades sobre combate e prevenção à dengue; cenário com acumulo de lixo; cenário ideal de acondicionamento; orientações sobre coletas de lixo domiciliar, seletivo e cata galhos.

 

A Segurança Pública disponibilizará atendimento aos contribuintes com levantamento de demandas e registro de reclamações e sugestões; a Agetrat com Oficina de Pintura de Atividades de Trânsito; Oficina Pinta Cara com as Placas do Trânsito; distribuição de travessia a faixa; simulação de travessia da faixa.

 

O público será atendido também pela equipe da Ouvidoria Municipal e, além disso, os parceiros estarão presentes com sessões de cinema, por meio do SESC Corumbá; Emissão de CPF com o Correios, e atendimento e orientação jurídica com a Defensoria Pública.