Prefeitura e Marinha firmam parceria inédita para atender população ribeirinha

A Prefeitura de Corumbá e a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval de Ladário, firmaram nesta quinta-feira, 3 de março, o Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha. O ato foi realizado no cais do Porto Geral, na área do Sesc – Corumbá, com as presenças do prefeito Paulo Duarte, do comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, de outras autoridades e ribeirinhos do Pantanal.

 

Esta parceria foi formalizada em recente encontro entre o prefeito corumbaense e o contra-almirante, quando foi acertado detalhes de um trabalho conjunto de atendimento aos ribeirinhos como parte do Programa Povo das Águas.

 

A iniciativa tem o propósito de prestar apoio logístico, por meio do Navio de Assistência Hospitalar “NAsH Tenente Maximiano”, para o transporte de equipe multiprofissional, insumos, materiais, equipamentos, vacinas e medicamentos de assistência hospitalar e odontológicos, necessários à execução das ações de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável promovido pelo programa, além do emprego de profissionais de Saúde do Hospital Naval de Ladário , com a finalidade de alcançar moradores das regiões ribeirinhas.

 

Com o Navio da Marinha, também conhecido como “Navio da Esperança do Pantanal”, serão prestados atendimentos sociais, médicos e odontológicos a estas famílias residentes em áreas de difícil acesso.

 

A embarcação é dotada de enfermaria e farmácia, onde serão realizados os fornecimentos de remédios às comunidades; conta também com consultórios médico e odontológico. Disponibiliza ainda três lanchas que serão empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Nestas ações, materiais como roupas, cobertores e brinquedos também serão fornecidos à população atendida durante todo o período.

 

O Programa Povo das Águas conta com as participações de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente e da Defesa Civil. Somente este ano serão nove viagens com duração de seis dias, em média. A primeira ação está programada para 23 de março.

 

Esta parceria vai fortalecer ainda mais o atendimento a cerca de 1000 famílias que residem nas regiões de Domingos Ramos, Castelo, Baía Vermelha, Amolar, Paraguai Mirim, Barra do São Lourenço, Chané, Volta Grande, Boca do Paraguai Mirim, Porto Morrinho, Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra, Corixão, Cedrinho, Colônia do Cedro, Colônia São Domingos, Colônia do Bracinho e Rio Negrinho.