Corumbá oportuniza protagonismo feminino com diversas ações

Desde o início da gestão do prefeito Paulo Duarte, quando nomeou parcela expressiva de mulheres para ocupar cargos do primeiro escalão, a Prefeitura de Corumbá vem reforçando cada vez mais o papel de protagonismo do público feminino. São ações em vários setores da Administração que são pensados exclusivamente para as mulheres ou mesmo aquelas que acabaram por ter a aderência feminina maciça.

 

Sem ignorar que a situação de violência doméstica ainda é uma realidade bastante presente na sociedade, a Prefeitura Municipal de Corumbá articula, por meio da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, uma rede de serviços voltados para o público feminino que sofre com essa mazela. O CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), hoje atende uma média de 35 mulheres. Lá elas têm atendimento psicossocial e jurídico, de forma individualizada e em grupo. Dentro dessa temática, porém como foco na prevenção da violência, é desenvolvido o Projeto Maria da Penha visita sua Escola em unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

 

Ultrapassando os limites da cidade, a Prefeitura realiza o Fórum das Mulheres do Campo e Ribeirinhas com instituições que atuam na área de atendimento e pesquisa à mulher. Outro segmento atendido são as reeducandas do Estabelecimento Prisional Feminino com o desenvolvimento do Projeto ALMA (Arte, Lixo e Meio Ambiente) que trabalha no esclarecimento dos direitos da mulher e promove a Geração de Renda com para essas mulheres privadas temporariamente de liberdade.

 

Na atenção à saúde, a Prefeitura mantém o Centro de Saúde da Mulher, no prédio onde, antes, até o ano de 1997, funcionava o Pronto-Socorro Municipal. O espaço, atualmente, está passando por uma grande reforma, já que se registra que recebeu como melhoria desde 1997, apenas uma pintura no ano de 2005.

 

Hoje, o prédio é dotado de uma recepção, sala de espera, seis consultórios médicos, um consultório odontológico, duas salas de ultrassom, sala de enfermagem, sala de serviço social, consultório de psicologia, sala de esterilização de material, três banheiros e cozinha.

 

Com a reforma e ampliação passará a contar com uma sala de mamografia (com o aparelho que está na Santa Casa), um auditório, recepção ampliada, banheiro para cadeirantes, reforma dos banheiros existentes, aumento das salas de consultas, criação do escovódromo, nova sala odontologia, nova sala ultrassonografia.

 

Além disso, o piso será substituído, bem como a cobertura, criação de expurgo, criação de sala de esterilização, construção de nova cozinha, banheiros para funcionários, troca das já elas e pintura geral do prédio.

 

Corumbá Saudável

 

Quando a Fundação de Esportes de Corumbá criou o projeto Corumbá Saudável não imaginava que ele atingiria de forma maciça o público feminino. Hoje, 90% dos alunos inscritos no programa que oferece aulas de diversas atividades físicas de forma regular, é composto de mulheres.

 

A adesão foi tamanha que se elaborou uma extensão do projeto cujo nome foi Corumbá Verão com o qual as alunas participam de aulões de dança em três pontos da cidade: Praça CEU Helô Urt (bairro Jardim dos Estados); Centro Popular de Esporte, Cultura e Lazer Nação Guató (bairro Centro América) e Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros (Centro).

 

Outro avanço ocorreu recentemente com maior programa habitacional de Corumbá que privilegiou o público feminino. Meu Doce Lar, programa que destinará 1040 unidades habitacionais para a população, teve 6097 inscritos, sendo 5092 mulheres. Das 784 unidades sorteadas no mês de fevereiro, 664 contemplaram mulheres. Já no cadastro reserva, foram 206 mulheres num total de 237 sorteados.

 

A participação do público feminino no comércio também é incontestável se analisarmos o número percentual de empreendedoras em Corumbá. Segundo dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, 52% do total de inscrições do MEI (Microempreendedor Individual) são do sexo feminino, o que leva a pasta a organizar o Café com Negócios – Mulher Empreendedora, anualmente. Na última edição, 175 mulheres de pequeno e médio negócios participaram.

 

Elas também vêm se destacando num setor bastante importante para a economia local: o Turismo. Com todo o novo conceito de “venda” do destino Corumbá com ações de promoção não apenas do turismo de pesca, a maior cidade pantaneira vem registrando expressivo aumento do público feminino. A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, ressaltou “o crescimento do fluxo turístico de mulheres, brasileiras e estrangeiras, cuja participação em 2015 foi de 35,5%, cerca de 8% mais que em 2013”.

 

Essas são algumas das muitas ações que a Administração do prefeito Paulo Duarte vem fazendo cujo foco está na mulher ou que se refletem neste público. Março é um mês importante por destacar a data do Dia Internacional da Mulher, porém a Prefeitura Municipal de Corumbá trabalha a cada dia para que elas ganhem mais espaço, respeito e dignidade em nossa sociedade.