Cooperação vai melhorar atendimento aos ribeirinhos e diminuir custos das ações

A parceria formalizada nesta quinta-feira, 3 de março, entre a Prefeitura de Corumbá e o 6º Distrito Naval, além de garantir a realização de todas as ações do Povo das Águas durante o ano, vai melhorar o atendimento levado até as famílias que vivem nas regiões de difícil acesso do Pantanal e diminuir consideravelmente os custos de cada viagem.

 

“Em resumo, vamos fazer muito mais com muito menos recursos”, definiu o prefeito Paulo Duarte durante a assinatura do convênio, realizada no Sesc Corumbá. “Essa é uma parceria inédita. O que a gente precisa efetivamente nesse momento que atravessamos em nosso País, é ter coragem de ousar. Como servidores públicos que somos, não podemos ficar emperrados na burocracia e ficar só reclamando, como muitos fazem por aí, esquecendo que crise se supera com coragem, determinação e, acima de tudo, seriedade e trabalho”, continuou.

 

“Mesmo estando em uma época de queda na arrecadação não iríamos, em hipótese nenhuma, suspender esse programa. Apesar das dificuldades que estamos vivendo, garanti que esse trabalho não só continuaria, como também seria melhorado, pois sabemos que ele atende pessoas que precisam desse apoio, que é muitas vezes o único que eles recebem durante todo o ano”, reforçou o chefe do Executivo municipal.

 

Todas as ações de 2016 serão realizadas com apoio total do 6º Distrito Naval. “Nós vamos com a embarcação e a tripulação, competente e capacitada, da Marinha do Brasil. Vamos sim fazer um aporte de recursos, mas com um detalhe: vamos gastar bem menos do que estava custando todo esse trabalho. Com metade dos recursos, vamos fazer mais. Precisamos fazer mais com menos, é isso que procuramos fazer todos os dias”, disse Paulo Duarte.

 

A parceria também vai permitir a unificação do calendário de atendimento ribeirinho da Marinha e Prefeitura. “Não tinha sentido ir uma embarcação da Prefeitura de um lado, da Marinha para outro e, de repente, cruzar pelo caminho. Isso era uma coisa muito contraproducente no aspecto financeiro e não era eficaz no atendimento. Agora estamos juntando esforços, estabelecendo uma parceria que vai ser boa para a população ribeirinha, boa para a Marinha e pro Poder Público Municipal”, explicou o prefeito de Corumbá.

 

Duarte também destacou o compromisso de toda equipe que integra o Programa Social e agradeceu o apoio essencial recebido dos próprios ribeirinhos. “Com todo respeito à população ribeirinha, quero agradecer a todos vocês que, juntos conosco, ajudam a fazer do Povo das Águas esse programa uma referencia no País”. Muitos dos serviços são realizados em locais preparados pelas próprias famílias que receberão o atendimento.

 

Por fim, o prefeito ressaltou o empenho e a disponibilidade do 6º distrito Naval. “Muito obrigado, em seu nome contra-almirante Petrônio, à Marinha do Brasil. Com certeza essa é uma demonstração que, pelo bem da nossa cidade, do Estado e do nosso País, nós de verdade estamos juntos. E mais que isso, como o senhor próprio costuma dizer, estamos juntos e misturados. Essa é a tônica desta parceria”, concluiu Paulo Duarte.