Agetrat vai agir com rigor para retirar veículos pesados da área urbana

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) da Prefeitura de Corumbá está reforçando a sinalização em vias públicas, proibindo tráfego de veículos pesados na área urbana da cidade. Quem insistir será multado e ainda corre risco de ter o veículo apreendido.

 

É o que informa o diretor-presidente da Agetrat, Alexandre Vasconcellos, destacando que a Prefeitura está trabalhando no sentido de sinalizar as vias para que os motoristas tenham conhecimento de que o tráfego de veículos pesados nestas localidades, é proibido.

 

Segundo o diretor, nos últimos dias, o setor de engenharia da Agência recolocou 21 placas de sinalização de proibição de trânsito e estacionamento de carretas no perímetro da rua Monte Castelo, Bairro Aeroporto.

 

Além disso, o órgão instalou placas de proibição de trânsito de caminhões nos acessos da Rua Minas Gerais, no Bairro Cristo Redentor, que recuperada pela Prefeitura na semana passada, e que já estava sendo utilizada por motoristas que transportam cargas pesadas com destino principalmente para a Bolívia.

 

“Além de instalar estas placas, vamos estar atuando nestes trechos para punir quem desrespeitar a sinalização. Isto já vem acontecendo e, na semana passada, além da multa, um motorista teve o seu veículo apreendido e encaminhado para o Detran”, observou.

 

Denúncias dão conta de que veículos pesados (carretas), ao invés de utilizar o anel viário para se dirigir à região de fronteira, estão cortando caminho pelas vias localizadas na área urbana, entre elas a Totico de Medeiros, Pedro de Medeiros e, agora, a Minas Gerais. A fiscalização está sendo intensificada, para garantir a segurança da comunidade, bem como preservar estas vias que estão sendo recuperadas pela Prefeitura.

 

Os trabalhos está concentrados em vias como a São Paulo com Piratininga, Monte Castelo, Edu Rocha, Cyríaco de Toledo, José Fragelli, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Alan Kardec, Minas Gerais e também a Sete Setembro, no Cravo Vermelho.

 

Alexandre lembra que a Rua Monte Castelo faz parte do antigo anel viário e existem muitas transportadoras instaladas no local. “O grande fluxo de veículos de grande porte causa transtorno para os moradores locais e com isso a Agencia de Trânsito intervém para minimizar os problemas oriundos desse fato”, disse, pedindo apoio da comunidade para cuidar da sinalização, para evitar ações de vândalos que acabam danificando a sinalização, inclusive retirando as placas.

 

Veículo apreendido

 

No final da semana passada, uma equipe da Agetrat, durante fiscalização, multou um motorista estrangeiro que dirigia um caminhão-trator em local proibido e falando ao celular. Foi aplicada multa ao mesmo e o veículo apreendido.

 

A fiscalização faz parte da Operação Carga Pesada, que teve início nesse mês de março e tem como intuito fiscalizar carretas e caminhões que transitam na área urbana de Corumbá. 

 

carga pesada

Totico de Medeiros é uma das ruas da cidade utilizadas por motoristas de veículos pesados (Foto: Renê Marcio Carneiro)