Sandálias de Frei Mariano abre o Carnaval Cultural de Corumbá esta noite

O melhor carnaval do centro-oeste brasileiro será aberto oficialmente nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, com o bloco Sandálias de Frei Mariano. O desfile está marcado para as 21 horas e a concentração será na Rua América, entre a Frei Mariano e a Antônio Maria Coelho, centro da cidade.

 

Quem estiver interessado em participar do bloco, deve procurar a Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), localizado na rua Praça da República, e retirar o voucher da camiseta que custa R$ 25,00.

 

O documento deve ser levado até o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na rua 28 de Setembro, onde será gerado um Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que pode ser pago no mesmo local, no caixa de atendimento do Branco do Brasil instalado ali. Após isto, é só levar o comprovante de pagamento até o ILA e retirar a camiseta.

 

A passagem do bloco pela Passarela do Samba (Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon) marca o início do Carnaval Cultural de Corumbá 2016. A realização está a cargo da Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Fundação de Cultura de Corumbá, com apoio de parceiros.

 

Criado em 2006, o bloco a princípio contava apenas com servidores municipais. Foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá.

 

Programação

 

Além do Sandálias de Frei Mariano, o carnaval corumbaense reserva para a quinta-feira, 4, Desfile de Fantasias no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e a descida do bloco de sujo Chupeta. Na sexta, é a vez do Cibalena arrastar uma multidão de foliões pelas ruas da cidade. Nesse dia também começam os shows populares na praça Generoso Ponce.

 

No sábado, além do Carnaval realizado pela Prefeitura no Distrito de Albuquerque, é dia dos desfiles dos blocos oficiais, que começa às 20 horas. Já durante a madrugada tem a descida do bloco independente Afoga o Ganso e o baile popular na Generoso Ponce. No domingo, 7, tem baile infantil, a partir das 17h, na Generoso Ponce e o desfile das escolas de samba do grupo de acesso. Depois do desfile tem a passagem do bloco independente Biriguis e show popular.

 

Na segunda-feira, o dia é reservado para as escolas de samba do grupo principal. O desfile começa às 20 horas e, ao final da passagem da última agremiação, o show começa na Generoso Ponce. Na terça, o desfile cultural vai reunir os Bonecões do Carnaval, a Corte de Momo, o Corso, os Cordões Flor de Corumbá, Cinelândia, Paraíso dos Foliões e Cravo Vermelho, as pastorinhas, os marinheiros, o frevo e o Bloco dos Palhaços.

 

Neste dia o show na praça começa às 23 horas e só termina nas primeiras horas na quarta-feira, quando acontece a apuração dos vencedores do Carnaval Cultural, a partir das 16 horas, na avenida General Rondon.