Defesa Civil intensifica monitoramento em áreas de riscos na cidade

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está intensificando o monitoramento das áreas de riscos na área urbana de Corumbá, especialmente nas regiões de encostas. Na manhã desta sexta-feira, 26, uma equipe atendeu um caso de deslizamento ocorrido na tarde da quinta-feira, 25, na Rua José Fragelli, Bairro Dom Bosco.

 

Nesta sexta, pela manhã, o gerente municipal de Defesa Civil, Isaque do Nascimento, acompanhado de um técnico, esteve vistoriando o local, juntamente com um engenheiro da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

 

“Ocorreu o tombamento do muro que não suportou a pressão exercida pelo aterro lançado anos atrás para nivelar o terreno, visando construção de uma calçada na lateral da moradia”, explicou. Segundo Isac, a precipitação pluviométrica nestes últimos dias, “acabou por potencializar a saturação do solo, favorecendo assim o movimento da massa em direção ao ambiente logo abaixo”.

 

O gerente adiantou também que não houve necessidade de interditar o imóvel, “em razão de ter sido construído em cima do maciço natural e não apresentar nenhuma anomalia em sua estrutura. Orientamos os moradores sobre as medidas preventivas e também em relação à recuperação do espaço danificado”, explicou.

 

Aida de Arruda Magalhães que reside no local, já próximo à Rua Delamare, explicou que o seu esposo já planeja fazer o serviço necessário no domingo. “Vamos orientar como isto deve ser feito. Ainda hoje vamos encaminhar todas as informações à Secretaria de Infraestrutura que tem atuando junto com a Defesa Civil nestas situações, para que possamos dar todas orientações necessárias, evitando futuros problemas”, completou Isac.

 

Ao mesmo tempo, o gerente de Defesa Civil explica que outras áreas estão sendo monitoradas pelas equipes do órgão. “Fazemos isto direto. Agora, com as chuvas, temos que intensificar. É isto que estamos fazendo, fiscalizando não só as encostas, mas regiões da cidade que estão sofrendo com alagamentos. Temos acompanhado tudo junto com a Infraestrutura, tomando as providências necessárias”, finalizou.

 

deslizamento

Lona foi colocada no local para evitar novas infiltrações de água no solo (Foto: Defesa Civil)