Após aprovação, relatório para recredenciamento da Unacon vai para o Ministério

A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de Vigilância Sanitária, aprovou o relatório de recredenciamento da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) junto ao Ministério da Saúde, para continuar prestando serviços médicos voltados ao tratamento dos diversos tipos de câncer. A confirmação foi feita na tarde desta segunda-feira, 22, pelo médico Cristiano Xavier, presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá que administra a unidade desde abril de 2014, por uma decisão do prefeito Paulo Duarte.

 

Cristiano informou que o relatório que agora será enviado ao Ministério da Saúde junto com outros documentos, foi aprovado em quase sua totalidade. Dos 34 itens averiguados, apenas um, de ordem administrativa, recebeu observação para adequação num prazo de 15 dias, o que, de acordo com o presidente da Junta, não causa preocupação, pois a previsão é que ele seja sanado ainda esta semana.

 

Com o processo de recredenciamento, que foi solicitado a todas as unidades oncológicas de Mato Grosso do Sul, Corumbá ganhou destaque por ter deixado no passado uma gestão terceirizada dos serviços. Desde que a Santa Casa assumiu a gestão da Unacon, a equipe médica e multidisciplinar aumentou, bem como os atendimentos. Cristiano Xavier ressalta que essas não foram as únicas vantagens.

 

“Passamos a ter uma prestação de contas e números das nossas atividades, o que não era possível com o sistema terceirizado. Isso trouxe transparência e confiança no trabalho desenvolvido, tanto é que fomos elogiados em várias reuniões em nível de Estado por termos a coragem de assumir a gestão da unidade”, comentou o médico.

 

“Se a Santa Casa não tivesse tomado frente da Oncologia, hoje, com certeza, não teríamos mais esse serviço em nosso município”, avalia o médico Cristiano Xavier ao recordar mais uma vez que a ausência de prestação de contas e dados de atendimentos era um grande problema da gestão terceirizada.

 

Serviço

 

Atualmente, a Unacon atende mais de 700 pacientes com tratamento contra o câncer. Desse total, 150 estão realizando quimio ou hormonioterapia. Ao mês, a Unidade realiza mais de 300 consultas e mais de 10 cirurgias oncológicas. Os pacientes ainda contam com exames laboratoriais, de raio-x, atendimento psicológico, de fisioterapia, além do acesso a assistentes sociais.

 

Os exames de alta complexidade são realizados em Campo Grande para onde um veículo da Secretaria de Saúde do Município encaminha os pacientes sempre junto a um acompanhante. Um desses exames é de tomografia que, brevemente, deve ser implantado na cidade. A Unacon também possui um veículo próprio para fazer o transporte de pacientes de suas residências até os locais de atendimento e realização de exames e tratamentos.

 

A equipe multidisciplinar da Unacon, que garante atendimento integral aos pacientes, é composta de: 01 cirurgião oncológico; 03 médicos oncologistas clínicos; 01 médico clínico geral; 02 assistentes sociais; 01 psicólogo; 01 enfermeiro; 01 técnico em enfermagem; 01 farmacêutico; 01 fisioterapeuta; 01 recepcionista; 01 faturista; e 01 profissional da higienização.

 

A Unacon/Corumbá funciona de 2ª a 6ª feiras, das 07h às 17h, na esquina das ruas América e XV de Novembro, na área central da cidade, ao lado da Maternidade.