Vigilância Epidemiológica mantém ações contra gripe H1N1 na cidade

A Secretaria de Saúde de Corumbá, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, está desenvolvendo um trabalho intenso na cidade de prevenção e combate à gripe H1N1. Dos quatro casos notificados até então, um foi confirmado positivamente, dois já haviam sido descartados anteriormente, e o resultado do terceiro foi divulgado nesta quinta-feira, 21, que foi negativo.

 

“A gente estava aguardando o resultado de um dos quatro casos notificados que é de uma pessoa já idosa que está internada no Hospital de Corumbá, com quadro de pneumonia. O resultado foi negativo. No entanto já estamos com outras notificações aguardando resultado e, ao mesmo tempo, nossas equipes estão fazendo coleta de material de outras pessoas com suspeitas, inclusive ligadas à pessoa que, infelizmente, veio a óbito esta semana”, explicou Dinaci Ranzi, secretária de Saúde.

 

Em relação a vacina, a secretária salienta que a última campanha aconteceu no final do primeiro semestre de 2015, e que mantém a imunidade pelo prazo de um ano. Lembra que, hoje, a rede dispõe de cerca de quatro mil doses, um lote de 2015, que está sendo disponibilizado para gestantes e trabalhadores em saúde.

 

“O trabalho continua sendo desenvolvido por parte das equipes da Saúde, mas é importante ressaltar que a população deve tomar os cuidados necessários par evitar a gripe”, pediu Dinaci. “Além disso, nesta sexta, vamos ter a primeira capacitação do ano, com a presença de especialistas de Campo Grande, direcionado aos profissionais da nossa rede”, concluiu.

 

A capacitação será no período vespertino, no auditória da Igreja Batista, localizada na Dom Aquino, entre as ruas Frei Mariano e Antônio Maria Coelho.