Prefeitura e Marinha farão parceria para atender ribeirinhos com mais serviços

O prefeito Paulo Duarte assegurou nesta quinta-feira, 21 de janeiro, a continuidade do atendimento médico, social, educacional e assistencial para as famílias que vivem nas regiões de difícil acesso do Pantanal de Corumbá. É a continuidade do Programa Social Povo das Águas, que neste ano será realizado em parceria com o 6º Distrito Naval.

 

“A Marinha estará presente em todas as ações programadas para este ano. E além de auxiliar na realização da ação, com apoio logístico e técnico, a presença dos militares vai possibilitar ainda a ampliação dos serviços levados até as pessoas que vivem nessas comunidades”, afirmou o prefeito, que nesta manhã se reuniu com o contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, comandante do 6º DN.

 

“Todos só tem a ganhar com essa parceria, principalmente as famílias instaladas nesses locais de difícil acesso”, comentou o contra-almirante. O convênio deve ser formalizado nos próximos dias e a primeira expedição está programada para o mês de março. Em 2015, a Prefeitura realizou sozinha nove ações, sendo três para a região do Alto Pantanal, três para o Médio Pantanal (Taquari) e três para o Baixo Pantanal.

 

E também no ano passado, o 6º Distrito Naval promoveu pelo menos 11 ACISOS (Ações Cívico-Sociais) no Pantanal. “Ou seja, trabalhando em parceria estaremos otimizando essa assistência levada até essas comunidades”, completou o contra-almirante. A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e o chefe de gabinete, Lamartine de Figueiredo Costa, também participaram da reunião.

 

Programa Social

 

Só em 2015, a Prefeitura de Corumbá realizou 2081 atendimentos médicos por meio do Programa Povo das Águas. Atendimentos de enfermagem foram 2592 e 1952 odontológicos. 445 pessoas receberam 722 vacinas diversas. Também foram distribuídos 675 kits de escovação, 1640 brinquedos (doados pela Receita Federal), 2010 cestas básicas, além de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

A ação ainda leva acupuntura, fisioterapia, corte de cabelo, atividades educacionais e palestras sobre educação em saúde para os ribeirinhos. É feita também a pesagem de acompanhamento para o Programa Bolsa Família, encaminhamento para Registro Tardio, inclusão no CADÚnico, distribuição de mudas e plantas e vacinação de cães e gatos.