Prefeito participa da passagem de comando do 17º Batalhão de Fronteira

O 17º Batalhão de Fronteira tem novo comandante. Em cerimônia ocorrida na manhã desta segunda-feira, 15, o tenente-coronel André de Campos Niller assumiu o posto em substituição ao coronel Elias Ely Gomes Vitório, em ato dirigido pelo comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada Cardoso Martins. A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito Paulo Duarte

 

O coronel Elias Ely Gomes Vitório comandou o 17º BFron no biênio de 2014 e 2015, e agora segue para o Rio de Janeiro, a fim de exercer função junto ao Comando Militar do Leste. Durante a sua fala ele disse que se sente lisonjeado em ter exercido esse cargo, pois comandar o Exército Brasileiro é a mais nobre das funções.

 

“Foi uma honra muito grande, um presente de Deus, comandar o 17º BFron, que é um Batalhão de Infantaria operacional e um emprego peculiar em operações no Pantanal. Trabalhar aqui foi uma honra e os soldados de Corumbá e de Ladário são guerreiros, são disciplinados, são inteligentes. Foi fácil comandar porque eu contei com subordinados de elevado valor profissional, pessoal, moral e espiritual”, disse, destacando que, agora, ficam muitas boas lembranças da cidade. “Eu como cidadão corumbaense, me sinto em casa e esta é a segunda vez que moro em Corumbá. Quem sabe não volto outro dia”.

 

Quem retorna é o tenente-coronel Niller, que veio transferido do Comando de Operações Terrestres – COTER, localizado em Brasília. Ele assume para dar continuidade ao trabalho que o Exército sempre desenvolveu e desenvolverá nas fronteiras.

 

“Nós estamos aqui na fronteira oeste do Mato Grosso do Sul, sendo a presença viva do estado brasileiro nesse rincão do nosso país. Eu estou muito feliz em estar assumindo o comando do Batalhão, onde irei comandar 753 homens”.

 

O prefeito Paulo Duarte falou sobre o trabalho que o coronel Elias fez e agradeceu a parceria. “Temos que agradecer a parceria que o coronel Elias e general Cardoso tiveram com a gente. As forças militares sempre são parceiros em ações na área da saúde, educação e segurança. E que ele tenha sucesso na sua nova caminhada no Rio de Janeiro”, disse, observando que tem certeza de que esta parceria está mantida. “Já conversei com o tenente-coronel Niller e, com certeza, a gente não só vai preservar o que já foi feito, mas também buscar outras parcerias para o bem da cidade”, comentou Duarte.

 

O ato contou com as presenças do prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; do presidente da Câmara de Vereadores de Corumbá, Tadeu Vieira; do bispo diocesano de Corumbá, Dom Martinez, entre outras autoridades.