Na Secretaria de Segurança, prefeito busca aumento do efetivo da PM em Corumbá

O prefeito Paulo Duarte se reuniu na tarde desta quarta-feira, 27 de janeiro, em Campo Grande, com o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Hélton Fonseca Bernardes, que está respondendo pela pasta. O aumento do efetivo do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá (6º BPM) foi o principal assunto discutido durante a agenda.

 

“A Segurança Pública é, institucionalmente, uma atribuição do Governo do Estado, mas desde 2013 a Prefeitura tem buscado trabalhar de forma integrada para melhorar, ampliar e apoiar as Forças de Segurança que atuam na cidade”, afirmou o prefeito, que destacou o aumento na quantidade de policiais militares na região como uma das necessidades mais urgentes da PM em Corumbá.

 

“Relatei a conversa que tive com o governador Reinaldo Azambuja sobre essa questão e, novamente, reafirmei que Corumbá é uma cidade muito importante e que precisa ter um efetivo policial adequado para a segurança da população. Portanto, vamos insistir para que essa melhoria seja definitiva e não apenas no período do Carnaval”, continuou o chefe do Executivo municipal.

 

O Diretor Geral de Pessoal da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, major Edson Guardiano, também participou da reunião. “São duas pessoas que atuaram em Corumbá, o Guardiano como subcomandante do 6° Batalhão e chefe da Guarda Municipal, o Hélton como promotor de Justiça entre os anos de 1993 e 1996, e que conhecem bem as particularidades dessa região de fronteira”, completou Paulo Duarte.

 

Ainda durante a agenda institucional, o prefeito e o secretário-adjunto trataram da formalização de um convênio entre o Executivo corumbaense e a Sejusp. “É um convênio de cooperação mútua que vai permitir à Polícia Militar capacitar os guardas municipais, a cedência de guardas para atuarem no CIOPS e a doação de armamentos. Os dois primeiros pontos, inclusive, já estão em execução”, finalizou Duarte.