Capacitação atende jovens da comunidade rural da Paróquia São João Bosco

Vinte e oito jovens, de 13 a 18 anos, das comunidades rurais da Paróquia São João Bosco, estão participando de um curso de informática básica com introdução à informática, o pacote Office, Word e navegação na internet.

 

O curso faz parte de uma parceria estabelecida entre a Faculdade de Santa Teresa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal (por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira) e do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco

 

A qualificação tem o apoio da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Educação e de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência da Juventude, e os jovens atendidos são moradores dos assentamentos Paiolzinho e Taquaral.

 

Segundo o padre Jair Marques, coordenador acadêmico da faculdade salesiana, esta parceria é de extrema importância para a realização de cursos como esses. Conforme ele, a “participação da Prefeitura está sendo importante porque viabiliza a implementação de cursos para as nossas crianças e adolescentes, neste caso a profissionalização desses jovens, como no programa Jovem Aprendiz onde ele tem a qualificação para o primeiro emprego”, observou.

 

“É importante também salientar a sensibilidade que o prefeito Paulo Duarte tem para com os nossos jovens, trazendo esses projetos tantos culturais, como sociais ou de qualificação”, disse Jair.

 

O gerente da Juventude, Jonathan França, acompanhou as primeiras aulas e desejou sucesso aos participantes. “Em nome do prefeito Paulo Duarte eu vim desejar a vocês um excelente curso, que vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade. Hoje vocês estão dando o primeiro passo para um futuro promissor que vocês terão”, disse.

 

Ele informou que a gerência trabalha direto com os jovens, visando subsidiar e dar o foco “para que eventos como esses aconteçam”, explicou. “A gerência também tem o papel de ajudar vocês na inserção aos programas sociais. Se desejarem outros cursos, podem procurar a nossa gerencia para que possamos ver a possibilidade de realiza-los”, concluiu.

 

O curso foi aberto no dia 04 de janeiro na Faculdade Salesiana de Santa Tereza e vai até o dia 29 de janeiro.