Prefeito prioriza serviços e cidade terá novo Centro de Saúde da Mulher

Corumbá terá, em breve, uma estrutura adequada para atender as mulheres pantaneiras, dotada inclusive de condições necessárias para que os profissionais possam desenvolver seus serviços voltados à saúde da mulher. Isto está sendo possível a partir do início das obras de reforma e ampliação do Centro de Saúde da Mulher que foram autorizadas na manhã desta quarta-feira, 11, pelo prefeito Paulo Duarte.

 

A ordem de serviço foi assinada pelo Chefe do Executivo corumbaense em um evento que aconteceu na própria unidade que já foi também o Pronto Socorro da cidade, até o ano de 1997, quando da instalação do Centro de Saúde da Mulher.

 

“Não será uma simples reforma, o que faremos aqui é a reconstrução do Centro de Saúde da Mulher que será ampliado, dotado inclusive de um auditório e toda estrutura digna de trabalho para esta equipe de profissionais, e condições necessárias para melhor atender as mulheres corumbaenses”, afirmou Duarte.

 

O prefeito elogiou o trabalho desenvolvido pelos 32 profissionais que integram a equipe da unidade de saúde. Ressaltou que, apesar da estrutura arcaica, eles realizam um excelente trabalho, e que a Prefeitura, com estas obras iniciadas, busca melhorar a estrutura física do prédio.

 

“É uma obra importante para as mulheres corumbaenses que vai permitir reforçar ainda mais os serviços voltados à prevenção. Vamos continuar atuando forte nessa área para prevenir doenças”, disse, lembrando que, atualmente, “as condições do prédio não são ideais tanto para os profissionais que trabalham no local, como para a população”.

 

O prédio atual conta com 381,02 metros quadrados de área construída. Será ampliado em mais 474,31 metros quadrados, totalizando 855,33 metros quadrados de área construída. No local serão investidos R$ 1.147.482,40, recursos oriundos do Governo Federal e contrapartida do Município.

 

Determinação

 

O presidente do Poder Legislativo, vereador Tadeu Vieira, elogiou a decisão do prefeito em reformar e ampliar o prédio. “Trabalhei aqui em 1977, 78, quando era Pronto Socorro. Temos que enaltecer o prefeito e a sua equipe pela determinação em fazer esta obra. Muitos tiveram condições de fazer, mas não o fizeram, numa total falta de respeito com a população, com as mulheres corumbaenses”, comentou.

 

O vereador ressaltou também que a obra vai transformar o Centro de Saúde da Mulher, que terá todas as condições, com maior conforto, para oferecer serviço de qualidade às mulheres corumbaenses. Lembrou que a saúde tem sido uma prioridade na administração do prefeito Paulo Duarte e que, por isso mesmo, a Câmara é parceira do Poder Executivo.

 

O ato foi prestigiado por um grande número de autoridades. Entre os presentes, estavam também a vereadora Cristina Lanza e os vereadores Carlos Alberto Machado e Luciano Costa; secretária de Saúde Dinaci Ranzi, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Márcia Rolon; a primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, além de outros secretários, assessores, médicos e representantes de instituições militares e de ensino da cidade.