Novo voo garante fluxo de passageiros no Pantanal entre agosto e outubro

O Aeroporto Internacional de Corumbá registrou uma movimentação de 8.270 pessoas nos meses de agosto a outubro de 2015 – Os primeiros três meses da nova rota Corumbá – Campinas, operada pela Azul Companhia Aérea. Os números mantém a taxa média de ocupação dos voos em 80%, o que significa uma estabilidade do fluxo de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. Dados significativos, considerando a redução do número de dias de operação e o cancelamento não programado de voos, além da atual instabilidade econômica do País.

 

A informação é fornecida pelo Observatório do Turismo, da Fundação de Turismo de Corumbá (Fundtur/Pantanal) que monitora a atividade turística no município. Os números apontam ainda, que 42% dos passageiros que passaram pela cidade são estrangeiros provenientes em maioria de países como a Holanda, Bolívia, França, Alemanha e Cuba. Já o público nacional que utilizou o voo durante esse trimestre corresponde por 58% de passageiros – estes oriundos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, considerados como os principais emissores de turistas que consomem o Pantanal.

 

O Boletim também indica que dos 8.270 passageiros que estiveram na região, 53% deles, vieram para a prática do lazer incluindo ecoturismo, pesca esportiva e turismo de aventura. Um dos destinos mais acessados pelas pessoas que saem do município e que utilizam o voo, é a cidade de São Paulo, seguida de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outra informação adicional é que 42% dos passageiros possuem nível de renda inferior a R$ 5.000,00 – números que reforçam o município de Corumbá como um dos destinos turísticos mais acessíveis, inclusive para os viajantes que optam pelo transporte aéreo.

 

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Hélèniemarie Dias Fernandes, os números são positivos para o município. Segundo ela, esses três meses monitorados, são os mais consumidos pelos turistas de pesca esportiva, portanto, o desafio é manter um desempenho satisfatório nos últimos meses de 2015 e nos primeiros de 2016. “Os números são satisfatórios. Continuaremos nesse desafio, por meio de ações de divulgação e promoção, bem como em ações estratégicas para a captação de oportunidades inclusive aproveitaremos o momento do câmbio, favorável à demanda turística internacional”, explica a diretora-presidente. 

 

O voo

 

A Azul Companhia Aérea faz o trecho Campinas-Corumbá/Corumbá-Campinas quatro vezes por semana. Nas segundas, quartas e sextas-feiras o avião chega ao Aeroporto Internacional de Corumbá às 13 horas e decola as 13h45. Já aos domingos, o vôo chega à 12h50 retornando à 13h20. A empresa opera com um jato Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros.

 

As tarifas podem ser encontradas a partir dos R$ 139,00 ou 5.000 pontos do Tudo Azul para o trecho, com disponibilidade mínima de 30 assentos no valor promocional por trecho publicado, considerando a totalidade de vôos no período da promoção. As tarifas e pontuações estão sujeitas às regras tarifárias e disponibilidade de assentos.