Comandante da PM destaca como cidadão pode ajudar na segurança

“A gente não pode permitir que o medo nos congele”. Com essa frase, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Velasques, explicou aos beneficiários do Bolsa Família referenciados no CRAS CEU, no bairro Jardim dos Estados, que a segurança além de direito é uma responsabilidade de todo cidadão.

 

A palestra com o comandante foi solicitada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social, como forma de esclarecer e orientar a população sobre condutas que podem promover a segurança no município. Esta foi a quarta palestra realizada pelo comandante da PM na cidade dentro de um CRAS.

 

“Essa conversa mais franca e próxima com a população ajuda a desmistificar e diminuir o nível de cobrança que é feita pela segurança pública. Apresentando a situação da policia militar, as pessoas começam a compreender a realidade. Isso também ajuda a chamá-las para a responsabilidade constitucional que é prevista, ou seja, que a segurança é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos”, disse ao explicar que a população é uma grande parceira para diminuir os números relacionados à criminalidade seja com medidas preventivas ou contribuindo de forma sigilosa no fornecimento de informações, por exemplo.

 

“A primeira contribuição que a pessoa pode ter pela segurança é ter um comportamento seguro. É a pessoa ter a malícia de perceber que aquele local pelo qual ela vai passar é potencial para um crime, transmitindo um certo risco. Posturas que ajudam na segurança pública como identificação de locais ermos, sujos, sem iluminação que propiciam o esconderijo de marginais”, citou.

 

O subsecretario de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa, também falou com as famílias referenciadas no CRAS CEU e reforçou o discurso do comandante da força policial

 

“Temos no comandante Velasques uma pessoa sensível e parceira e por isso é preciso o apoio da população, uma vez que a polícia não pode estar em todos os locais, ser onipresente como nos ele próprio nos contou. Apenas a polícia não vai poder resolver todo o problema de segurança. Ao cidadão, cabe colaborar como explicou o comandante”, declarou o subsecretario.

 

Além da palestra sobre segurança, os beneficiários do programa Bolsa Família ainda ouviram palestra sobre Igualdade Racial. O calendário de palestras mensais 2015 será encerrada no próximo dia 12 de dezembro no CRAS CEU como os temas “Trabalho Infantil” e “Tarifa Social”.