Barão do Rio Branco leva tricampeonato dos Jogos da Reme

A 27ª edição dos Jogos da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Corumbá consagrou o tricampeonato da escola Barão do Rio Branco. Pelo terceiro ano consecutivo, a escola localizada no bairro Centro América disparou na frente das demais 18 unidades escolares participantes, totalizando 115 pontos.

 

Um dado interessante com relação ao quadro final é que, se contabilizarmos os 59 pontos da segunda colocada, escola municipal José de Souza Damy, e os 56 pontos da terceira, escola municipal pólo rural Luiz de Albuquerque, obteremos o saldo de pontuação da escola campeã.

 

“O esporte faz parte do currículo escolar, então todos os alunos orientamos a participar do esporte e eles se sentem motivados. Isso melhorou a nota, pois a escola também pe campeã no IDEB, três anos consecutivos campeã dos Jogos da Reme então o esporte faz parte da educação do aluno de forma integral. Os professores de Educação Física também acompanham os alunos”, explicou o diretor Genílson Canavarro de Abreu sobre o bom desempenho da escola Barão do rio Branco.

 

Realizados de forma conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Esportes de Corumbá, os Jogos da Reme reuniram mais de 1.200 atletas de 11 a 14 anos nas modalidades de Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Atletismo, Natação, Voleibol, Handebol, Futsal e Basquete e suas respectivas categorias.

 

Entre as três primeiras colocadas, a escola rural Luiz Albuquerque mostrou que permanece no quadro principal de classificação. A escola, que já foi campeão dos Jogos da Reme, recebeu a premiação deste ano, porém já pensa nas próxima edição da competição, conforme assegurou o diretor  Cléber Santos Jaime.

 

“Sempre tivemos bom desempenho no atletismo, nas modalidades individuais e a cada ano estamos crescendo mais ainda nas modalidades coletivas. Agora vamos intensificar mais os treinamentos para voltar ao topo do pódio, que é o desejo de toda comunidade escolar”, comentou.

 

Para a secretária de Educação de Corumbá, Roseane Limoeiro, os Jogos da Reme coroam um trabalho realizado ao longo do ano nas unidades educacionais. De acordo com ela, o esporte é importante elemento para o ensino e essa visão é trabalhada com bastante afinco na gestão do prefeito Paulo Duarte.

 

“Faço um balanço de extremo sucesso, foi um ano bastante produtivo na área do esporte em Corumbá e a rede municipal colaborou muito com isso. Trouxemos o esporte para 16 mil alunos aproximadamente e para nós é uma grande vitória para a administração do prefeito Paulo Duarte que investe e acredita no esporte como fator transformador de vidas”, comentou.

 

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Elvécio Zequetto, comandou a cerimônia de entrega das premiações que ocorreu na sede do Cenper na manhã desta terça-feira, 24 de novembro. Ele destacou a parceria com a Secretaria de Educação e fez questão de lembrar dos investimentos que a Prefeitura Municipal vem fazendo em toda a área esportiva de Corumbá. Zequetto atentou-se para aquela que considerou uma das obras mais emblemáticas, que foi a reforma do Complexo Poliesportivo na rua Porto Carrero.

 

“Pode não parecer mais, agora, no dia 26 de novembro, completamos um ano da entrega desse espaço tão importante para a cidade. Hoje, o cenário é outro, a cidade está em movimento com ações e programas como o Corumbá Saudável, as academias ao ar livre. Além disso, percebemos o surgimento de associações esportivas, como a de basquetebol. E não paramos, mais recentemente, com recursos do FMIS (Fundo Municipal de Investimento Social) estaremos recuperando várias praças na cidade”, disse ao buscar resumir parte das ações na área esportiva.