Semana da Criança movimenta os Centros de Referência de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá abriu nesta segunda-feira, 05, a Semana da Criança nos Centros de Referência de Assistência Social. As atividades estão sendo organizadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e marca as comemorações do Dia das Crianças que acontece em 12 de outubro, próxima segunda-feira.

 

A programação, conforme a secretária da pasta, Mabel Sahib Aguilar, é bastante intensa e envolve as crianças das famílias que participam atendidas pelos CRAS e outras unidades da secretaria que desenvolve atividades sociais.

 

A Declaração Universal dos Direitos das Crianças em um dos seus artigos dispõe que ”toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social”. Com essa premissa, a Semana da Criança foi cuidadosamente planejada pela equipe da Gerência de Proteção Social Básica e coordenadores dos CRAS, como forma de proporcionar lazer e muita diversão para que elas se desenvolvam socialmente, por meio de jogos, brincadeiras e confraternização.

 

“Esta celebração foi pensada como uma grande festa para promover e buscar o bem-estar físico e social, a saúde e educação das crianças, alcançando o que já é a marca da administração do prefeito Paulo Duarte, que é cuidar bem das pessoas, em especial essa galerinha”, pegou Mabel.

 

As atividades da Semana da Criança buscam valorizar a interação, a ética e o gosto pelas manifestações artísticas e culturais com rodas de conversa sobre direitos e deveres das crianças, oficina de dança, confecção coletiva de painéis, confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis, jogos , brincadeiras, campeonato de pipa no Porto Geral, oficina sobre o trânsito e o pedestre,  visitação ao Corpo de Bombeiros, oficinas de leitura,  mídias, rede social, expressão corporal  e  coleta seletiva,  matine de karaoquê, sessões de cinema na Praça CEU e SESC, dinâmicas teatrais, gincanas, contação de história, lanches coletivos,  visitação a exposição de arte, passeios no orla portuária e pontos turísticos, dentre outras.

 

Um cronograma foi elaborado com toda a programação, que acontece nos CRAS I (Centro América), CRAS II (Guató), CRAS III (Cervejaria), CRAS IV (Aeroporto), CRAS CEU (Jardim dos Estados), CRAS Albuquerque (Albuquerque e assentamentos) e CRAS Itinerante (Porto Morrinho e Manga), na Praça CEU, no SESC e no Corpo de Bombeiros.  As atividades são realizadas das 8 h às 11 horas e das 14 h às 17 horas.

 

No dia 07 de outubro, quarta feira, todas as crianças das unidades da Secretaria de Assistência Social e Cidadania serão reunidas para uma grande confraternização na Praça CEU. Está sendo aguardado um grande número de crianças inclusive da comunidade do entorno da praça.

 

As atividades contam com apoio da Secretaria de Governo, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Viação Cidade Corumbá, Fundação de Cultura do Pantanal, FUNEC, Fundação de Meio Ambiente, AGETRAT, SESC, Moinho Cultural, Fundação Boticário e Casa da Dona Izulina Xavier.

 

No encerramento das atividades as crianças vão construir um painel com fotos, ilustrações e desenhos com o tema: “Minha nova, velha infância”, resgatando valores e brincadeiras antigas, fazendo um contraste com as brincadeiras atuais para exposição e visitação da população.