Corumbá abre temporada de cruzeiros fluviais de ecoturismo no pantanal

Corumbá trabalha para continuar atraindo turistas o ano todo. Em novembro começa a Piracema e a pesca estará proibida em toda a região. E já pensando em manter o turismo em alta, um programa especial está sendo preparado na cidade. São os cruzeiros fluviais de barcos cuja temporada será aberta em novembro com atividades exclusivas de ecoturismo.

 

As informações são da diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, e o novo produto turístico será lançado oficialmente no III Encontro de Turismo de Fronteira, marcado para o próximo dia 06 de novembro.

 

A iniciativa é da empresa Joice Pesca & Tur. Segundo a empresária Joice Carla Santana Marques, esta decisão “teve força a partir da demanda reprimida de mercado observada, onde turistas estavam em busca de programas turísticos de cunho ecológico, que incluíssem a vivência da cultura local e atividades físicas ao ar livre”. 

 

Joice, que opera na pesca esportiva há 15 anos, explica que “além da procura de turistas por essa modalidade para experiências junto à biodiversidade pantaneira, também foi uma oportunidade de ampliação dos negócios no período de defeso, quando a pesca é proibida nos rios do Pantanal”.

 

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, a nova atividade fortalece a diversificação da oferta turística de Corumbá. “Isto certamente vai aumentar o fluxo turístico no município”, previu.

 

A diretora lembrou que a Prefeitura de Corumbá, por meio da FUNDTUR Pantanal, participou da viagem de validação do roteiro a convite da empresa. “Nos deparamos com uma programação rica e diferenciada, um roteiro apropriado para o ecoturismo e o turismo de aventura, incluindo atividades de mergulho, remadas em botes e caiaques, além de visitações em espaços de grande valor ambiental e cultural”.

 

Explicou também que uma série de atividades a bordo e em excursões por terra no Pantanal, sob a orientação de monitores treinados, estão incluídos no roteiro, bem como o turismo cultural na cidade.

 

Os roteiros programados do novo produto nomeado pela empresa como “Cruzeiro no Pantanal”, terá duração média de 5 dias e os pacotes turísticos já estão sendo comercializados com o suporte de operação inicial de 03 barcos (Netuno, Kayamã Vip e Almirante).

 

A temporada dos cruzeiros fluviais ecológicos em Corumbá ofertados pela empresa, a princípio obedecerá o calendário de novembro 2015 com término em fevereiro 2016. 

 

Infraestrutura

 

Com estruturas adequadas à geografia do Pantanal, as embarcações dispõem de conforto e segurança, que compreendem apartamentos com banheiros privativos, bar e cozinha, decks panorâmicos e churrasqueira, aparelhos de exercício, telefone via satélite, som e TV, além de equipamentos esportivos.

 

O receptivo possui infraestrutura completa disponível para a locomoção na região com transporte de bagagem e equipamentos de lazer, bem como veículos para traslado e excursões no Pantanal.

 

Turismo Náutico de Cruzeiro Fluvial: De acordo com o Decreto nº 7.381, de 02 de dezembro de 2010, o programa de turismo denominado cruzeiro marítimo ou fluvial se constitui da “Prestação de serviços conjugados com transporte, hospedagem, alimentação, entretenimento, visitação de locais turísticos e serviços afins, quando realizados por embarcações de turismo”.