Blitz marca Dia de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes

Uma blitz educativa marcou ontem, terça-feira, 06, o encerramento das ações de mobilização para o “Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. A ação aconteceu no cruzamento das ruas Frei Mariano com a 13 de Junho, área central da cidade, e contou com as participações das equipes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, CREAS e da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat).

 

A ação foi uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS). Foi uma forma de ressaltar a importância da atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil para o enfrentamento desta problemática e a sensibilização para o respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes, visando um desenvolvimento saudável e livre de violência.

 

A campanha buscou motivar a população corumbaense a denunciar casos de abuso e exploração sexual pelo disque 100. O início das atividades aconteceu em maio, quando a Rede de Proteção do Município realizou reuniões pontuais, palestras e rodas de conversas, focando a necessidade de proteção, uma prioridade absoluta e compartilhada entre a família, o Estado e a sociedade, conforme determina a Constituição Federal de 1988.

 

O dia 06 de outubro foi instituído como o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, como forma de mobilizar toda a sociedade a lutar contra a violência sexual de crianças e adolescentes, que além de constituir violação de Direitos Humanos, fere a dignidade da pessoa que é usada como objeto de desejo de outro.

 

O trabalhos culminaram com esta blitz educativa que serviu para orientar a população sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, foram distribuídos também folder informativo para as pessoas que transitavam naquele local, no final da manhã.