REME aprimora educação socioambiental com Núcleo de Práticas Sustentáveis

Um espaço especialmente preparado para o desenvolvimento de atividades voltadas para as questões socioambientais foi entregue à Rede Municipal de Ensino na manhã desta quinta-feira, 17 de setembro, com a presença do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte. O denominado Núcleo de Práticas Sustentáveis da Reme, localizado na extensão da escola municipal Izabel Correa de Oliveira, na rua 21 de Setembro, bairro Nossa Senhora de Fátima, é um aprimoramento do trabalho que a Rede Municipal já desenvolvia na Estação Experimental do Campo, no assentamento Taquaral.

 

“Esse projeto já existia ali no assentamento Taquaral e, agora, estamos repaginando, inovando com outra proposta: a de trazer sustentabilidade para a Rede Municipal de Ensino então, hoje, pedi aos diretores estivessem aqui para conhecer o espaço para trazer seus alunos aqui. A proposta da Secretaria de Educação é trabalhar meio ambiente com essas crianças desde pequenas para que elas aprendam a cuidar do nosso planeta começando dentro da escola”, explicou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

O novo espaço oportuniza o desenvolvimento de projeto ligado ao Ministério do Meio Ambiente denominado “Sala Verde”, no qual são mediadas palestras e aulas teóricas, estudos e apresentações audiovisuais. O Núcleo de Práticas Sustentáveis conta ainda com um laboratório de ciências que dispõe de diversos equipamentos como lupas e microscópios ópticos, utilizados para aulas práticas e experimentações.

 

“Essas crianças vão ter muito mais sustentabilidade e consciência ecológica que os pais delas, saberão dessa importância da convivência em harmonia com o meio ambiente”, avaliou o prefeito ao falar ainda sobre o acolhimento indistinto que a Rede Municipal oferece a todos os alunos.

 

“Elas começam sua vida escolar aqui e vão conosco até o nono ano. Isso mostra o tamanho da responsabilidade que a gente tem. Muitas mães me relatam do tratamento que nossa Rede presta a todas elas, principalmente as especiais”, disse Duarte que também voltou suas palavras aos profissionais que atuam no setor.

 

“O reconhecimento ao trabalho de vocês é franco e sincero por isso. nesse momento de dificuldade que o país atravessa, priorizamos a Educação, mantemos o salário em dia, deixando de fazer coisas que teriam, às vezes, mais visibilidade para investir em gente”, afirmou ao reforçar o que tem sido uma das maiores marcas de sua gestão: o cuidado com as pessoas.

 

Depois de assistir às apresentações dos alunos, o prefeito Paulo Duarte, juntamente com a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon foram conhecer a área externa do Núcleo onde há um pomar e outros ambientes para a realização de atividades voltadas à agroecologia, tais como: minhocário, viveiro, horta orgânica e compostagem com produção de biofertilizantes. 

 

No espaço da horta orgânica, a temática soberania e segurança alimentar é uma constante. O viveiro de plantas nativas, frutíferas e medicinais prioriza o conhecimento científico de várias espécies que hoje se apresentam em um número populacional muito inferior, enfatizando questões ambientais como desmatamento, rearborização, entre outros.

 

O prefeito e a vice-prefeita ganharam mudas de boldo hortelã, uma das espécies já produzidas no local. A visita também foi feita em companhia da secretária de Educação, Roseane Limoeiro; da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová; e do presidente da Câmara de Corumbá, Tadeu Vieira.

 

O Núcleo de Práticas Sustentáveis da REME será um espaço utilizado por todas as unidades da Rede, de acordo com programação solicitada e adequação ao conteúdo pedagógico desenvolvido por cada turma.