Prefeitura reforça as ações pela valorização da cultura corumbaense

A noite de segunda-feira, 28, foi de festa para a cultura corumbaense. Tendo como palco a atual sede da Academia de Música, anexo ao SESC Corumbá, no Porto Geral, o prefeito Paulo Duarte consolidou seu compromisso com os pequenos e grandes artistas do Município, realizando a entrega de uniformes e equipamentos para a Oficina de Dança, dos certificados aos contemplados pelo Fundo de Incentivos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal), apresentação do Projeto Caminhos da Cultura e a formalização de um convênio com o projeto Amor Peixe.

 

Como parte das programações alusivas aos 237 anos de Corumbá, a conquista veio como um presente para uma cidade que é essencialmente cultural, neste mês de aniversário. “Isso é algo que mexe com o nosso povo, nossa gente, nossa identidade. É algo que temos priorizado”, destacou o prefeito. “O que nós estamos fazendo aqui é investindo nas pessoas. E tudo que tem sido feito na cultura, é valorizar a nossa arte pantaneira”, acrescentou.

 

“Parabenizo toda equipe da Fundação de Cultura, em nome da vice-prefeita, Márcia Rolon, que tem feito um grande trabalho e tem recebido bem esses e outros desafios que virão pela frente”, elogiou. “Corumbá é o berço da cultura e o que faltava era esse apoio, essa parceria que nós, a partir de agora, vamos fortalecer”, completou.

 

Durante a solenidade, a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, falou sobre o momento especial que a cultura vive. “É muito importante para a cultura da nossa cidade, pela oportunidade de conseguirmos realizar vários sonhos” disse. “A partir desses benefícios, vamos descentralizar a arte e dar acesso a todos”, enfatizou.

 

Fundo de Investimento Social

 

Com a finalidade de apoiar projetos culturais e estimular e fomentar a produção artístico- cultural de Corumbá, A Prefeitura, por meio do Fundo de Investimento Cultural, investiu 40 mil reais em projetos culturais como o Materiamar, idealizado por Suellem Pereira da Costa; projeto 10 Caminhos, idealizado por Joseney Ribeiro; projeto fortalecimento em couro de peixe, idealizado por Joana Ferreira de Campos, e projeto Artes do espetáculo, idealizado por Bianca Machado. Cada um foi contemplado com R$ 5.000,00 e um certificado pelos trabalhos desenvolvidos.

 

Ainda durante a solenidade, os alunos da Oficina de Dança de Corumbá, que recentemente teve seus trabalhos ampliados com a criação da extensão no Distrito de Albuquerque, pela primeira vez receberam uniformes. O benefício atende 600 alunos da Oficina que há 16 anos faz arte em Corumbá.

 

A noite de surpresas ainda contou com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, e o projeto da Associação de Mulheres Organizadas reciclando o Peixe – Amor Peixe.

 

A associação possui um grupo de 12 mulheres que trabalham com o aproveitamento do couro de peixe, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e de suas famílias.

 

Encerrando a noite, o público conheceu um pouco mais sobre o projeto “Caminhos da Cultura”, uma iniciativa da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, com o propósito de fortalecer o trabalho em rede com as instituições sociais do Município, conduzindo ações de enfrentamento a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.

 

O projeto Caminhos da Cultura irá receber investimento de R$ 340.000,00, oriundos do Fundo Municipal de Investimento Social.

 

Participaram da solenidade, a primeira dama e diretora presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, a secretária de assistência social e cidadania, Mabel Sanib, o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barro, o diretor presidente da Fundação de Esportes, Euvécio Zequeto e representando a Câmara Municipal de vereadores, Luciano Costa.