Para diretora, climatização vai refletir na formação das crianças da Reme

O anúncio da segunda etapa do programa de climatização das salas de aula das escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino (Reme) foi bastante comemorado em Corumbá. Dessa vez, 13 estabelecimentos de ensino serão beneficiados, sendo oito na área urbana e cinco na zona rural, atendendo cerca de 8,1 mil crianças.

 

“O prefeito Paulo Duarte mostrou ser uma pessoa sensível ao lançar este programa. Só com amor, com carinho é que se faz tudo isso. Estas crianças merecem, não só as que estudam aqui, mas de todas as escolas da Rede Municipal”, destacou a diretora da Escola Professor Djalma de Sampaio Brasil, Verônica Chaparro de Lucena. “Estudei em escola pública e nunca pensei em ver isso, ar condicionado em escolas públicas. Pensei que era só em escolas particulares. Mas nós também temos isso”, continuou.

 

A climatização das salas de aula, conforme ela, não se trata apenas de um bem material. “É muito mais que isso. É investir no ser humano. A aprendizagem depende de vários fatores, mas o ambiente escolar é fundamental. Se temos uma sala quente, sem ventilação, não conseguimos ficar dentro dela. Com ar condicionamento, as crianças e os professores terão maior conforto, e só temos a ganhar com isso”, disse.

 

O anúncio da segunda etapa da climatização foi feito pelo prefeito Paulo Duarte e prestigiado por pais e mães de alunos, principalmente do Centro de Educação Infantil Serv-Carmo, que também será atendido. Para Sthefany Toledo, mãe da pequena Esther, de três anos, “a climatização vai ser muito bom. Ela reclama muito do calor, mas agora vai melhorar bastante”. Eliésio Souza Costa, pai da Laura Nívea, também concorda: “Vai ser ótimo, ainda mais em Corumbá com este calor violento. Só não podem se descuidar de manter as salas umidificadas para não ficar muito seco”, concluiu.

 

Os amigos Victor Luiz Jard Carvalho, 12 anos, e Bruno Conceição Franco de Morais, 13 anos, ambos alunos da sétima série da Escola Professor Djalma, adoraram a notícia. “É meio desconfortável para nós estudarmos nesse calor. Só o ventilador não resolve”, observou Victor. “Com o ar condicionado vai melhorar bastante. No calor a gente fica muito cansado dentro da sala de aula”, completou Bruno.

 

climatização

Hoje, calor é combatido com ventiladores, mas por pouco tempo. Ainda este ano, escola será climatizada (Foto: Marcos Boaventura)

Investimento certo

 

O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Tadeu Vieira, participou do ato e elogiou o programa. “Fico feliz em ver que o dinheiro público está sendo bem empregado, está tendo um bom destino”, afirmou. “E este destino está sendo a educação que é o início de tudo. O Paulo (prefeito) está colaborando com a educação, valorizando e trazendo benefícios para esta área tão importante. A climatização vai trazer melhorias, vai refletir na qualidade de vida dessas crianças, contribuindo para o estudo delas”, completou.

 

Já a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, afirmou que o programa criado pelo prefeito, “será o divisor de águas da Reme. Trata-se de uma grande benfeitoria para as nossas crianças, com reflexo direto no aprendizado delas, bem como maior conforto para os nossos professores, também importantes nesse processo”.

 

Roseane observou ainda que, apesar da atual situação econômica do Pais e boa parte do mundo, “o prefeito continua mantendo seus compromissos, e a climatização, sem dúvida, é um grande presente que ele está dando à Educação”, disse, para em seguida destacar que “o prefeito tem um olhar diferenciado para o setor educacional, tanto que, logo no início de sua administração, optou por receber seu salário pelo Governo do Estado, já que é funcionário público estadual, e o valor do salário que ele receberia do Município, destinou para este programa de climatização”, concluiu.

 

O lançamento desta segunda etapa aconteceu na tarde da segunda-feira, 14, e foi prestigiado também pela vice-prefeita Márcia Rolon, além de secretários municipais, presidentes de autarquias, diretores e diretoras de outros estabelecimentos de ensino que serão atendidos nesta etapa, professores, funcionários administrativos, pais de alunos, e as crianças que estudam na instituição, que proporcionaram uma bela apresentação cultural na abertura. 

 

climatização