Novo CEO terá 10 gabinetes e 20 cirurgiões dentistas para atender população

O novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) lançado na manhã desta quinta-feira, 03 de setembro, pelo prefeito Paulo Duarte, será dotado de 10 gabinetes odontológicos, além de uma equipe com 20 cirurgiões dentistas que serão responsáveis pelo atendimento mensal de cerca de quatro mil pessoas.

 

É o que informa a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, que participou do lançamento das obras na manhã de hoje. Ela adiantou que a nova estrutura, no antigo prédio da Unidade Básica de Saúde Luís Fragelli, conta com classificação tipo 3, e vai substituir o CEO atual, que é do tipo 2, e que disponibiliza somente quatro consultórios e oito cirurgiões.

 

“Vamos mais que dobrar o número de consultórios e de cirurgiões. Este projeto estava praticamente perdido e o prefeito Paulo, nas suas viagens a Brasília, nos contatos com nossos representantes, conseguiu recuperar e, hoje, estamos aqui participando do lançamento desta obra, que vai ampliar ainda mais os serviços na cidade”, destacou.

 

Nos últimos anos, Corumbá avançou muito quando o assunto se trata de Saúde Bucal. Para se ter uma ideia, das 27 equipes da Estratégia de Saúde da Família, 22 delas contam com dentistas. A proposta, segundo Dinaci, é que todas possam disponibilizar desse profissional já no próximo ano. Além disso, está também atendendo a população de rua com um programa específico, por meio de um consultório móvel, semelhante aos que atendem a população ribeirinha e da zona rural.

 

“E vamos avançar mais. Já estamos preparando um setor no Hospital de Corumbá para que possamos fazer cirurgias lá dentro. Os equipamentos vamos entregar agora, em setembro, nas comemorações do aniversário da cidade”, celebrou.

 

E estas conquistas na área da saúde estão sendo comemoradas também pela Câmara de Vereadores. Na manhã desta quinta-feira, o vereador Joao Lucas, vice-presidente do Poder Legislativo Municipal, destacou o novo CEO como “uma grande obra que vai beneficiar a população e os profissionais que vão trabalhar lá. O prefeito Paulo está cumprindo o seu papel disponibilizando estes serviços para a população. O sorriso é o cartão de visitas das pessoas e aqui vão cuidar disso, do sorriso da nossa população”, comentou.

 

O coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Claudio Alencar, e o coordenador do CEO, Wagner Massaruha (chefe do Núcleo de Referência), explicaram que a partir do próximo ano, as condições de atendimento do local, serão bem diferentes e quem ganhará com isso é a população.

 

“Hoje, no CEO, são quatro consultórios e oito cirurgiões dentistas. Aqui vamos estar com 10 consultórios, 20 cirurgiões dentistas, e toda uma equipe de profissionais à disposição da população. Se lá, atendemos hoje de 1.800 a duas mil pessoas ao mês, aqui vamos dobrar, chegando a quatro mil. Esta mudança é necessária devido á demanda que está crescendo muito”, informou Claudio.

 

O funcionamento do CEO é de segunda à sábado. Outra conquista com a nova estrutura em funcionamento, conforme Wagner, é que o Município “terá condições de atender demandas reprimidas: canal, próteses e cirurgias de alta complexidade”.