Em Corumbá, mais trabalhadores são qualificados pelo Centro de Dom Bosco

A Prefeitura de Corumbá realizou na tarde da quarta-feira, 16 de setembro, a cerimônia de entrega de certificados a 186 trabalhadores que concluíram seus ursos de qualificação profissional realizado no Centro Dom Bosco. O ato aconteceu na sede do CENPER (Centro de Promoção Humana e Ambiental) e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte.

 

Receberam seus certificados alunos que concluíram os cursos de Cabeleireiro, Corte e Costura, Informática Básica, Informática Intermediária, Montagem e Manutenção de Micro, Assistente Administrativo e Manicure e Pedicure.

 

Durante a solenidade o prefeito Paulo Duarte lembrou a importante parceria estabelecida com a Missão Salesiana, por meio da Cidade Dom Bosco, que vem permitindo qualificar um número significativo de trabalhadores, preparando-os para fazer entrar ou mesmo retornar ao mercado de trabalho local.

 

“A atividade profissional, seja ela qual for, é muito importante para a nossa vida e para a nossa saúde. Meu pai faleceu com 54 anos, justamente seis meses após se aposentar, pois talvez não estivesse preparado para isso. Então, a qualificação nos dias de hoje, no tempo que estamos vivendo, é muito importante. É por isso que a Prefeitura, além de se preocupar com a cidade como um todo, está trabalhando também pensando nas pessoas”, disse.

 

“Administrar uma cidade é muito mais do que fazer obras. Claro que são importantes, mas a gente tem que lidar com gente, investir na pessoa, e é isso que estamos fazendo. Estamos proporcionando e de forma gratuita, para que todos tenham esses cursos de qualificação em parceria com a Missão Salesiana”, continuou. “A Prefeitura realiza esses cursos porque entendemos que é fundamental para a vida das pessoas, independente da idade. O legal de tudo isso é que aqui, pessoas de todas as idades estão aprendendo, buscando conhecimento, se qualificando”, concluiu.

 

Uma das formanxdas, Lilian Cardenas Alves, reforçou o pensamento do prefeito e destacou que “sempre é bom melhorar” e que o curso que fez é essencial para sua profissão. “Como já trabalho na área de vendas e tenho um salão de beleza, eu vi a importância de fazer esse curso de Assistente Administrativo para poder melhorar a parte administrativa do meu salão. E como meu irmão já tinha feito dois cursos pelo Centro de Qualificação Dom Bosco, sendo um deles esse que eu fiz, me indicou e eu resolvi me informar mais a respeito. Me inscrevi e hoje estou aqui me formando e muito satisfeita com tudo que aprendi”.

 

E é por tudo isso que muitos estão se qualificando na cidade. Segundo Amaro Luis Alves Feitosa, coordenador do Centro de Qualificação Dom Bosco, o fluxo de pessoas procurando os cursos de capacitação nos CRAS tem sido muito grande. “Colocamos as inscrições no CRAS para atender aqueles que realmente precisam. Sempre que estas pessoas nos procuram é para afeiçoar a sua qualidade de vida, seja trabalhando em uma empresa ou de forma autônoma para assim aumentar a renda familiar”.

 

O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A titular da pasta, Mabel Sahib Aguilar, adiantou que os cursos oferecidos estão sendo extremaente importantes e com ótimo aproveitamento.

 

“Estamos atingindo o nosso objetivo. Dessa turma inscrita, tivemos 90% de aproveitamento e isso mostra que, cada vez mais, a população está procurando se qualificar. Isto é bom, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo”, lembrou.

 

A solenidade lotou a sede do CENPER. Além dos formados, participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores, Tadeu Vieira; a vice-prefeita Márcia Rolon; a secretária de Educação, Roseane Limoeiro; o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa; o padre Waldomiro Bronakowshi, diretor-geral da presença salesiana em Corumbá, entre outros.