Com o PNAIC, Prefeitura intensifica trabalhos pela alfabetização na idade certa

A terceira etapa do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) foi aberta na noite dessa segunda-feira, 14. A formação é um compromisso assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O encontro aconteceu no SESC e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte, professores e alunos da Reme.

 

Durante a cerimônia o prefeito Paulo Duarte parabenizou os profissionais da Reme, destacando a importância de incentivar o hábito pela leitura. “A criança conhece o mundo das letras e desenvolve o hábito pela leitura. E incentivar isso é permitir uma espécie de viagem a esses alunos”, comentou.

 

O chefe do Executivo Municipal ainda reforçou sobre a prioridade de investir em pessoas, lembrando da segunda etapa do projeto Bons Ventos, que foi aberta na tarde de ontem, 14, permitindo climatizar mais 13 estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino (Reme).

 

“Entre estas duas etapas são R$ 3,6 milhões de investimentos neste projeto de climatização. São recursos próprios da Prefeitura que poderiam ser aplicados em pavimentação asfáltica, por exemplo. Mas, priorizamos investir nas pessoas, nas nossas crianças que são o futuro de Corumbá. Fazendo aquilo que nunca foi feito” enfatizou.

 

O prefeito finalizou lembrando que a Prefeitura está fazendo de tudo para manter todas as conquistas da educação. “Nós vamos colocar a educação de Corumbá como referência”, destacou.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, destacou com orgulho o empenho dos profissionais da Reme, nas ações do PNAIC “Acreditamos no professor, que é peça fundamental na transformação de Corumbá que queremos fazer”, definiu, acrescentando também.

 

“Não é só a questão técnica, mas a questão humana que traz esse aluno mais para perto. E esse conhecimento precisa chegar à sala de aula, chegar ao aluno”, disse. “Eu conto muito com cada um de vocês, professores, que são peças importantes para que o aluno se torne um cidadão responsável”, finalizou.

 

O encontrou contou com a presença da vice-prefeita e presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sanib; o diretor da UFMS, Edgar Aparecido e o vereador e presidente da câmara, Tadeu Vieira.

 

 

PNAIC

 

Ao todo, 525 profissionais de educação já passaram pela formação entre os anos de 2013 2014 e 2015. “Esses educadores atendem por ano quatro mil alunos, trabalhando com a metodologia do PNAIC, que é a alfabetização buscando o letramento da criança, com foco no aprendizado da leitura e escrita, mas com uma boa compreensão do aluno sobre o que está lendo e escrevendo”, definiu a coordenadora do programa na secretaria de Educação, Maria Provenzano.

 

Ao longo do encontro, Maria destacou grandes melhoras no aprendizado após a adesão ao programa. “Já conseguimos observar a metodologia do professor dentro de sala de aula, o cantinho afalbetizador, a introdução do lúdico no aprendizado, envolvendo toda essa parte infantil na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos”, destacou, lembrando que o PNAIC não trabalhou apenas com a linguagem.

 

“No ano de 2013, trabalhamos linguagem, já em 2014 envolvemos a matemática no programa e para o ano de 2015, teremos um trabalho multidisciplinar, envolvendo diversas disciplinas”, explicou, lembrando que, ao longo do ano, mais dez encontros e o seminário final serão realizados com os profissionais de educação.