Com mais de 100 profissionais da Prefeitura, Caravana da Saúde começa terça

A Caravana da Saúde, uma realização do Governo do Estado com apoio da Prefeitura, começa nesta terça-feira, 29 de setembro, em Corumbá. A ação terá início a partir das 9 horas com as consultas oftalmológicas na Escola Estadual João Leite de Barros. Este atendimento é com demanda livre, ou seja, sem agendamento prévio.

 

Para que a Caravana atinja a meta de zerar a fila de espera em diversos procedimentos médicos, o Executivo Municipal vai disponibilizar mais de 100 profissionais de diferentes áreas e especialidades. As 650 radiografias previstas para os trabalhos serão realizadas pela Prefeitura de Corumbá na UPA 24 horas. Só os laudos serão emitidos pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Ainda cabem ao Município as 640 mamografias, realizadas no Centro de Saúde da Mulher, e todos os materiais necessários para os exames preventivos e de PSA, assim como os atendimentos odontológicos para a área urbana da cidade. Os ribeirinhos serão atendidos pela Marinha, por meio do 6º Distrito Naval, no Porto Geral.

 

“A Prefeitura tem feito todo o possível para que a Caravana da Saúde seja um sucesso aqui. Essa foi a determinação do prefeito Paulo Duarte para todas as secretarias municipais”, comentou o secretário de Governo, Marcio Cavasana, que se reuniu na última sexta-feira, 25, com o diretor-presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa de Corumbá, Cristiano Xavier.

 

No dia 3 de outubro, a Caravana realiza o seu dia D na Escola Estadual João Leite de Barros onde estarão instaladas as carretas oftalmológicas, além dos consultórios e também os atendimentos das mais de 30 instituições parceiras da Caravana da Saúde. A estimativa é de que sejam realizadas 1800 cirurgias oftalmológicas e mais de 5.500 consultas, além dos atendimentos como consultas especializadas e cirurgias hospitalares.

 

Para o Dia D estão previstas 100 consultas cardiológicas, 100 dermatológicas, 30 gastroenterológicas, 80 neurologias, 100 ortopédicas e 100 otorrinolaringologia. Todos os procedimentos foram agendados pela Central de Regulação da Prefeitura e acontecerão na Santa Casa de Corumbá. Ainda serão executados 40 biópsias de pele, 75 mamografias, 290 exames preventivos e 300 PSA.  

 

No sábado, 3 de outubro, a Caravana também contará com os atendimentos das instituições parceiras como Hemosul, Procon, Tribunal de Justiça, SESI, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros estre outros.