Prefeitura cumpre mais uma etapa da pavimentação da Rua Sete, no Cravo

A Prefeitura de Corumbá está preparando um grande presente para a comunidade do Cravo Vermelho: a drenagem e a pavimentação asfáltica, uma das obras mais reivindicadas pelos moradores daquela região. Os serviços estão em andamento e vão colocar um ponto final no sofrimento de centenas de famílias que viviam o constante drama de inundações de suas casas, em períodos de chuva.

 

Os serviços estão em andamento. No final de semana, a equipe responsável pelas obras, iniciou a etapa de impermeabilização da pista, a última antes do lançamento do pavimento asfáltico que vai ligar o anel viário, na altura da Escola Municipal Almirante Tamandaré, até a Rua Santa Catarina, no Cristo Redentor.

 

A pavimentação foi autorizada em maio pelo prefeito Paulo Duarte. Na época ele teve mais um encontro com os moradores da região e disse a implantação do asfalto é a etapa final de um projeto desencadeado em 2013, logo após o início de sua administração, com as obras de drenagem, extremamente necessárias para por fim ao drama das inundações.

 

“Nos meus primeiros dias de administração acompanhei de perto o sofrimento das pessoas que estavam com suas casas invadidas pelas águas. Já tinha conhecimento de como o povo daqui sofria em época de chuva e também na seca, devido à poeira. Era preciso resolver esta situação e, já naquele ano, não pensei duas vezes e solicitei à minha equipe a elaboração de um projeto para por fim ao drama de quem mora aqui”, relembrou.

 

Cravo

Obra vai ligar o Cristo Redentor ao Anel Viário (Foto: Marcos Boaventura)

 

Com verba assegurada para a pavimentação, era necessário viabilizar a drenagem. E isto foi feito com recursos próprios, oriundos de impostos que a população paga. A drenagem foi concluída em 2014, juntamente com a drenagem e pavimentação em lajotas sextavas do Cravo II que foi interligada à galeria que corta a Sete de Setembro.

 

“Sem a drenagem de nada adiantaria pavimentar a Sete de Setembro. Os problemas continuariam. Mesmo sendo uma obra que fica embaixo da terra, que ninguém vê, talvez seja por isso que muitos políticos não gostam de fazer, fizemos. Era necessária para acabar com as inundações”, destaca Duarte, assinalando que somente nestes serviços, a Prefeitura está aplicando quase dois milhões no Cravo e também no Guarani.

 

A drenagem e a pavimentação do Cravo fazem parte de um projeto lançado em 2013, que atende também o Bairro Guarani, onde a Prefeitura prepara a conclusão da drenagem, para depois asfaltar. Os investimentos somaram R$ 2.021.127,00. Já no asfalto estão sendo investidos R$ 1.063.347,69, recursos de emenda parlamentar garantidos pelo senador Delcídio do Amaral.

 

Agora, a Prefeitura conclui os serviços de impermeabilização de toda a Sete de Setembro, para implantar o pavimento. A pretensão do prefeito é entregar esta obra em breve. Mas, não será a conclusão do projeto previsto para a região. É preciso levar o mesmo benefício do Cravo II, drenagem e pavimentação em lajotas sextavadas, ao Cravo III. Para isto, o Município está regularizando a área, por meio de processo de desapropriação, para depois realizar o serviço necessário.

 

Drenagem

Drenagem foi executada em todo o trecho para eliminar inundações (Foto: Kleverton Velasques)